A inteligência artificial já foi adotada efetivamente por apenas 40% das empresas brasileiras segundo o estudo “Desbloqueando o potencial da IA no Brasil”, encomendado pela Amazon Web Services (AWS) à Strand Partners.
O resultado deixa o Brasil um pouco atrás da Europa (42% de adoção) e à frente dos mercados mexicano (com 38%) e chileno (35%).
Isso significa que mais de 9 milhões de empresas brasileiras utilizam IA, sendo que 2 milhões começaram a usar a tecnologia no ano passado – o equivalente a mais de três organizações por minuto, em média.
“O Brasil está liderando esta onda de inovação na América Latina. A IA está se mostrando mais transformadora que a revolução da nuvem e superando a taxa de adoção de telefones celulares nos anos 2000”, compara Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil.
Entre as adotantes brasileiras, a maioria (62%) está em níveis iniciais de adoção. No estágio intermediário, integrando a tecnologia em várias funções de negócios, estão 26% das organizações.
Somente 12% usam a tecnologia para propósitos mais avançados, combinando várias ferramentas ou modelos de IA para executar tarefas complexas e criar sistemas personalizados.
De acordo com a pesquisa, as principais barreiras encontradas para a implementação da IA avançada são: a lacuna de habilidades técnicas, a incerteza regulatória, os custos de conformidade e os custos iniciais.
Entre as startups, mais da metade dizem aproveitar a IA de alguma forma em seus negócios, sendo que 19% usam a IA avançada.
Como resultado, 95% das empresas brasileiras que usam IA relatam crescimento de receita, com um aumento médio de 31%, e quase a totalidade delas (96%) dizem que já observaram melhorias significativas de produtividade.
Diante desses ganhos, as companhias dizem redirecionar seus esforços para aperfeiçoar o atendimento e o relacionamento com o cliente (66%), investir em treinamento de funcionários (59%) e desenvolver novos produtos e serviços (56%).
Em relação ao futuro, a maioria dos entrevistados se mostrou otimista: 85% esperam economia de custos e 89% dizem que a tecnologia provavelmente aumentará seu crescimento no próximo ano.
A pesquisa “Desbloqueando o potencial da IA no Brasil” ouviu mil cidadãos e mil líderes de negócios de variados setores e portes no mês de abril de 2025, não necessariamente clientes AWS.
O estudo foi apresentado durante o AWS Summit São Paulo, principal evento anual da companhia no país, que aconteceu nesta quarta-feira, 13.
No mercado há 19 anos, a AWS tem mais de 240 serviços a partir de 114 zonas de disponibilidade em 36 regiões geográficas.
A companhia tem planos anunciados para 16 novas zonas de disponibilidade e mais cinco novas Regiões da AWS no Chile, Nova Zelândia, Reino da Arábia Saudita, Taiwan e a Nuvem Soberana Europeia da AWS.
No seu portfólio, estão milhões de clientes, desde startups a grandes empresas e agências governamentais.
*Luana Rosales viajou para o AWS Summit São Paulo a convite da AWS.