77% dos executivos citam riscos de fraude e cibersegurança como principais barreiras à inovação

Apesar de 69% das empresas se considerarem líderes em pagamentos, apenas 44% afirmam que inovação é prioridade no C-level. É o que aponta uma nova pesquisa global da ACI Worldwide, em parceria com a Globant, baseada em entrevistas com 500 líderes do setor na América Latina, América do Norte, Europa, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico. O relatório “Pagamentos em transição: Liderança em uma era de transformação” revela um descompasso crescente entre confiança e prontidão que pode redefinir o setor de pagamentos em 2026 e nos anos seguintes.

De acordo com o relatório, 55% das empresas não utilizam plenamente a tecnologia já disponível e 44% apontam sistemas legados como maior obstáculo à modernização. O cenário tende a se agravar à medida que a demanda dos clientes por pagamentos instantâneos, seguros e confiáveis — citada por 79% dos entrevistados como principal catalisador para mudanças — ganha ainda mais força.

Esse desalinhamento é alimentado por obstáculos internos que se tornarão ainda mais custosos no próximo ano. A resistência cultural aparece como um dos principais entraves: 53% dos executivos apontam os desafios internos como fator decisivo para desacelerar a transformação. Questões regulatórias também pesam: 63% afirmam que a complexidade das exigências do setor dificulta o avanço da modernização.

“O resultado é uma lacuna de modernização, onde a ambição supera a execução e as organizações correm o risco de ficar para trás à medida que as demandas tecnológicas e regulatórias se aceleram. Até 2026, transações seguras, instantâneas e perfeitas serão o padrão, já que as crescentes expectativas de clientes e consumidores aumentam ainda mais a pressão. Como mostra o relatório, 79% dos entrevistados citam a demanda do cliente como o principal catalisador para a mudança, com pagamentos que devem ser instantâneos, seguros e confiáveis”, comenta Vlademir Santos, Head para o Brasil da ACI Worldwide.

Outros destaques do relatório

  • Roadmaps atrasados: apenas 36% dos executivos afirmam que sua organização possui um roadmap claro e de longo prazo para modernização de pagamentos e investimentos, deixando os times internos sem uma visão estratégica de transformação;
  • Infraestrutura legada freia o progresso: somente 25% das organizações estão substituindo plataformas antigas, apesar do amplo reconhecimento de que sistemas obsoletos reduzem a agilidade e atrasam lançamentos de novos produtos;
  • Fraudes e cibersegurança dominam as preocupações: 77% dos executivos citam riscos de fraude e cibersegurança como principais barreiras à inovação;
  • Desafios de talentos e custos persistem: 14% mencionam pressões sobre os custos como uma barreira, enquanto outros 14% destacam a escassez de talentos. Apenas 25% acreditam que sua organização atrai, desenvolve e retém os melhores profissionais de pagamentos e tecnologia;
  • Automação por IA redefinirá desempenho: até 2026, a IA irá além da detecção de fraudes, impulsionando roteamento dinâmico, detecção de anomalias em tempo real e modelos autoadaptativos. “Agentic commerce” e orquestração de pagamentos orientada por IA dominarão, exigindo que as empresas incorporem inteligência em cada transação para manter a competitividade.

“A pesquisa destaca a necessidade urgente de os líderes do setor de pagamentos alinharem ambição com ação, modernizando a infraestrutura, incorporando inteligência e se preparando para as mudanças regulatórias de 2026, como a migração para a ISO 20022 e a conformidade com o Open Banking. Plataformas que oferecem soluções escaláveis e em tempo real ajudarão as organizações a modernizar sistemas legados, aumentar a agilidade e acelerar a inovação, sem comprometer a segurança ou a conformidade”, explica Vlademir Santos.

O Chief Strategy e Growth Officer da ACI Worldwide, Philip Bruno, reforça que é hora de os líderes de pagamentos transformarem confiança em ações. “Modernizar pagamentos deixou de ser um objetivo de longo prazo. É uma necessidade imediata. Quem aposentar sistemas legados e incorporar inteligência e agilidade às suas plataformas agora definirá o padrão para 2026 e além”, finaliza.

O relatório completo está disponível para download: Pagamentos em transição: Liderança em uma era de transformação.

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