Movimento GenAI força bancos a aumentarem orçamentos de TI, aponta estudo

Apenas metade das instituições financeiras (50%) utiliza a IA generativa como ferramenta para melhorar a produtividade e a eficiência. Além disso, 49% acreditam que pode ser usada para reduzir os custos operacionais e e 48% na obtenção de uma vantagem competitiva. Essas informações foram reveladas pela NTT DATA em seu relatório “Banca inteligente na era da IA”.

O estudo, que analisa a adoção da IA generativa no setor, também aponta um aumento no uso dessa tecnologia, que passa de 45% em 2023 para 58% em 2024, e destaca que o importante não é o “se” a IA generativa será adotada, mas “quando”, devido à sua capacidade transformadora para integrá-la em todas as camadas do ecossistema bancário, desde os sistemas centrais até os front-ends.

A IA generativa não é apenas a próxima inovação – é um divisor de águas que incorpora inteligência e automação em todos os níveis, desde os principais sistemas bancários até as ferramentas voltadas para o cliente. Segundo a pesquisa, 71% dos bancos estão aumentando seus orçamentos de TI para a GenAI, com um aumento médio de 11%. Cerca de 63% dos bancos afirmam ter estratégias altamente ambiciosas de GenAI, enquanto 28% dos bancos esperam automatizar completamente as tarefas e eliminar a intervenção humana.

Por sua vez, Daniel Fuster, sócio responsável pela área de banca na NTT DATA, destaca que “A IA generativa já é uma realidade e uma tecnologia que muda completamente a dinâmica das instituições financeiras. É importante destacar que, na Espanha, 57% das instituições já adotaram e integraram essa tecnologia em suas operações, mas nossa visão, também respaldada por este relatório, é que nos próximos três anos, as expectativas de uso da IA generativa no setor bancário serão extremamente ambiciosas.”

Pressão sobre o ROI

O retorno do investimento e o aumento da produtividade se tornaram prioridades na implementação da IA generativa. Embora essa tecnologia esteja pronta para oferecer uma solução, apenas metade dos líderes bancários (50%) acredita nisso. Por outro lado, pouco menos da metade (49%) busca reduzir os orçamentos de TI como consequência.

Essa disparidade também é evidente em uma escala global. Por exemplo, 59% dos bancos americanos estão dispostos a priorizar a Gen AI e reduzir os orçamentos de TI, em comparação com 43% dos europeus. Em relação à redução dos orçamentos operacionais, são os americanos que mostram maior interesse, com 47% contra 36% dos europeus. Enquanto isso, a produtividade surge como o fator mais importante para os bancos da Europa (46%), Estados Unidos e APAC.

A seguir, são apresentados os principais indicadores de desempenho (KPIs) que as instituições financeiras estão utilizando ou planejam utilizar para avaliar o sucesso de suas iniciativas de IA generativa:

 

 

 

Europa

 

 

USA

 

 

APAC

 

 

LATAM

 

 

Japão

 

 

Melhoria de produtividade/eficiência

 

 

46%

 

 

52%

 

 

58%

 

 

43%

 

 

35%

 

 

Vantagem competitiva

 

 

42%

 

 

48%

 

 

57%

 

 

48%

 

 

40%

 

 

Redução de custos/Orçamento de TI

 

 

43%

 

 

59%

 

 

51%

 

 

44%

 

 

48%

 

 

Redução de custos/Orçamento operacional

 

 

36%

 

 

47%

 

 

49%

 

 

36%

 

 

28%

 

 

Aceleração na inovação

 

 

37%

 

 

34%

 

 

50%

 

 

41%

 

 

35%

 

 

Aumento da pontuação líquida de promotores

 

 

29%

 

 

25%

 

 

31%

 

 

26%

 

 

40%

 

 

Estratégias diferentes em diferentes regiões

As estratégias para obter esses benefícios da IA generativa também variam consideravelmente entre as organizações. Enquanto 51% das organizações focam na colaboração entre humanos e IA e 47% em uma abordagem híbrida com os sistemas existentes, 28% dos bancos esperam automatizar completamente as tarefas e eliminar a intervenção humana. A automação total das tarefas é uma área que também divide opiniões. No Reino Unido e na Europa, 25% e 24%, respectivamente, têm esse objetivo, enquanto nas Américas e no Japão, as porcentagens são de 32% e 35%.

A esse respeito, Robb Rasmussen, Diretor de Marketing e Comunicações Globais da NTT DATA, afirma: “Está claro que a capacidade de equilibrar a inovação com a responsabilidade fiscal definirá o sucesso dos bancos. No entanto, muitos bancos ainda não têm maturidade em relação a essa tecnologia e não sabem por onde começar. Fazer parceria com integradores de sistemas pode ser um bom ponto de partida, pois permite acessar o conhecimento mais recente e garantir conformidade com as regulamentações do setor. Ao trabalhar com fornecedores especializados, os bancos podem garantir que as implementações de GenAI ofereçam o retorno de investimento desejado, mantendo, ao mesmo tempo, fortes medidas de proteção de dados e cumprindo os padrões de segurança internos e os requisitos regulatórios.”

Leia o relatório completo aqui: Link

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