Uber: gorjeta primeiro, corrida depois?

Usuários do Uber na Índia agora podem pagar a sua gorjeta para o motorista antes de começar a corrida, em uma manobra do aplicativo de transporte para fazer os motoristas aceitarem corridas. 

A novidade está valendo desde a semana passada. 

Vale destacar que o Uber está seguindo uma tendência de outros aplicativos de transporte locais, nos quais as gorjetas já vem primeiro desde o ano passado. 

No entanto, a decisão do Uber de fazer a mesma coisa levou a uma reação mais forte do governo, que disse que autoridades regulatórias iam investigar a prática. 

O governo indiano costuma pegar mais pesado com as multinacionais de tecnologia do que com os players locais, o que explica que a gorjeta tenha virado um problema agora. 

Questões políticas da Índia a parte, a decisão do Uber de colocar a gorjeta na frente poderia ser perfeitamente aplicada no Brasil, onde existe o mesmo problema de “motivação” dos  motoristas. 

Não existem dados oficiais sobre quantas corridas pedidas nos aplicativos acabam canceladas. 

O Uber e outros aplicativos desenham sistemas que beneficiam motoristas que aceitam muito e cancelam pouco, mas, na prática, o que se vê em muitas cidades é uma luta entre usuários e motoristas. 

Para evitar a punição por cancelar uma corrida, muitos motoristas se atrasam propositalmente ou até param o carro, esperando que assim o usuário do aplicativo assuma o custo do cancelamento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!