A Salesforce, gigante do mercado de software de relacionamento com o cliente (CRM, na sigla em inglês), anunciou a aquisição da Informatica, norte-americana líder em gestão de dados na nuvem, por US$ 8 bilhões.
Sediada em Redwood City, na Califórnia, a Informatica foi criada em 1993 e tem mais de 5 mil clientes em quase 100 países, incluindo mais de 80 empresas do Fortune 100.
A companhia possui a Intelligent Data Management Cloud (IDMC), plataforma com um conjunto de soluções integradas para conectar, gerenciar e unificar dados em qualquer ambiente de nuvem, híbrido ou multicloud.
Com a tecnologia CLAIRE AI, a plataforma se integra nativamente com todos os principais provedores de nuvem, data warehouses e ferramentas de análise.
Com a aquisição, a Salesforce pretende combinar os serviços de catálogo de dados, integração, governança, privacidade e gerenciamento de dados da Informatica com o Agentforce, sua plataforma de inteligência artificial.
“Agentes de IA verdadeiramente autônomos e confiáveis precisam da compreensão mais abrangente de seus dados. A combinação dos recursos avançados de catálogo e metadados da Informatica com nossa plataforma Agentforce proporciona exatamente isso”, afirmou Steve Fisher, presidente e diretor de tecnologia da Salesforce, em um comunicado anunciando o acordo.
Marc Benioff, CEO da Salesforce, disse que a companhia busca usar a Informatica junto com seus produtos Data Cloud, MuleSoft e Tableau para “permitir que agentes autônomos forneçam resultados mais inteligentes, seguros e escaláveis para todas as empresas”.