A PicPay, fintech de pagamentos com mais de 60 milhões de usuários cadastrados, integrou o Azure OpenAI Service baseado no GPT-4.1, da Microsoft com a startup americana por trás do ChatGPT, ao seu assistente virtual.
Desde 2023, a PicPay vem investindo na evolução do seu assistente com IA generativa, que já permite fazer Pix enviando um áudio, foto ou encaminhando uma mensagem.
O cliente também consegue resolver questões complexas envolvendo produtos como seguros e investimentos, tudo via WhatsApp ou pelo aplicativo.
De acordo com a fintech, a atualização para o GPT-4.1 representa um salto qualitativo. Agora, a marca conta com arquitetura baseada em multiagentes especializados.
Cada um é focado em um tema, como cartões, transferências ou crédito. Abaixo deles, há outros que focam em microtemas, como fatura, consulta de limite ou status de entrega do cartão.
A interação entre os multiagentes é coordenada por um “supervisor”, que define o plano de ação ideal a cada nova interação.
“A nova era do Assistente tem sido capaz de escalar o atendimento de qualidade e fortalecer o relacionamento com o cliente. Começamos com uma solução de RAG, que combina geração de linguagem com busca inteligente de informações, incluímos personalização e agora chegamos ao mundo dos multiagentes, que geram insights para o usuário e levam uma experiência de private banking para todos, com altíssima segurança”, explica Renan Oliveira, Chief AI Officer da PicPay.
Hoje, a PicPay tem dezenas de agentes. O uso do protocolo agent-to-agent permite uma comunicação assíncrona entre eles, garantindo paralelismo, rastreabilidade e desempenho mesmo em fluxos complexos.
Além disso, a tecnologia viabiliza a integração eficiente com APIs internas, sistemas legados e dados de produto.
Já nas primeiras horas após iniciar o uso do GPT-4.1, o índice que mede a satisfação dos clientes que interagem com ele saltou 10 pontos percentuais, refletindo uma experiência de atendimento mais precisa e resolutiva.
Além disso, houve uma redução de 8% no número de atendimentos que precisaram ser direcionados para atendimento humano.
O ganho de precisão também levou ao crescimento da satisfação nos atendimentos conduzidos por humanos, que passaram a ter mais tempo para tratar cada demanda e recebem as informações mais organizadas e assertivas com o uso da tecnologia.
Criada em 2012 por três empreendedores de Vitória, a PicPay foi a primeira empresa de tecnologia do país a oferecer o QR Code para pagamentos instantâneos. A fintech foi posteriormente adquirida pela J&F Participações, holding da família Batista.
A companhia atingiu lucro líquido de R$ 252 milhões em 2024, alta de sete vezes frente à 2023, e a receita chegou a R$ 5,6 bilhões no período, avanço de 61% na mesma base de comparação.