O Banco do Brasil desenvolveu uma nova estrutura de governança de inteligência artificial a partir do IBM Watsonx.Governance, um toolkit para gerir riscos, monitorar e gerenciar os modelos de IA, com consultoria da EY, uma das líderes globais de consultoria empresarial.
Com mais de 600 casos de uso já em operação, o BB buscava escalar seu ambiente tecnológico para que ele estivesse ainda mais alinhado aos objetivos estratégicos do negócio e às necessidades de seus clientes.
A nova solução também integra outros componentes da plataforma Watsonx e o IBM Cloud Pak for Data, visando uma governança escalável e adaptável.
A EY entrou no projeto com metodologias para assegurar que os modelos estejam sempre em conformidade com os valores organizacionais e os requisitos regulatórios.
Na estrutura de governança, a consultoria incorporou regras, fases e controles claros para o desenvolvimento de inteligência artificial.
Por meio do EY Generative AI Lifecycle Framework, as metodologias prometem transparência, mitigação de vieses, conformidade regulatória e alinhamento ético com os valores da instituição.
A combinação entre as ferramentas também permitirá ao BB realizar testes rigorosos e checklist de validação de fornecedores, bem como mitigar riscos de exposição de informações sensíveis e riscos associados às aplicações.
Além disso, o banco poderá fazer o monitoramento contínuo para garantir conformidade e eficiência, bem como a estruturação clara de papeis e responsabilidades.
“O BB tem mais de 200 anos e um papel central na vida dos brasileiros. A IA, para nós, não substitui o humano – ela liberta o potencial das pessoas ao automatizar tarefas. Mas isso só é possível com estrutura, cultura e, principalmente, governança. Sem a parceria com a EY e a IBM, não conseguiríamos escalar uma IA sustentável e confiável”, destaca Rafael Rovani, head de inteligência artificial do BB.
Desde 2013 desenvolvendo soluções com uso de IA, o Banco do Brasil hoje possui mais de 1,4 mil ferramentas analíticas implementadas, sendo cerca de 700 com uso de IA.
Os casos são diversos, abrangendo desde eficiência operacional e processos internos até soluções para melhor experiência do cliente e novos negócios.
Em atuação desde 1989, a EY é líder global em auditoria, impostos, transações e consultoria. Com sede em Londres, a companhia lista mais de 350 mil funcionários no LinkedIn.
A IBM é uma fornecedora líder global de nuvem híbrida e IA, além de ter expertise em consultoria.
Hoje, a empresa atende mais de 175 países e milhares de entidades governamentais e corporativas em áreas críticas de infraestrutura, como serviços financeiros, telecomunicações e assistência médica.