O Grupo Lance!, um dos principais meios de comunicação do jornalismo esportivo brasileiro, anunciou a aquisição do Arquiba, sportech especializado no engajamento de torcedores de futebol.
O valor e os termos da transação não foram divulgados pela empresa.
Criado em 2022, o Arquiba é um aplicativo disponível para as plataformas iOS e Android que permite aos usuários realizar check-ins em partidas e estádios ao redor do mundo, acumular pontos, desbloquear medalhas, acompanhar rankings de fãs, compartilhar fotos e vídeos e visualizar estatísticas pessoais.
Por meio de gamificação, geolocalização e inteligência artificial, a solução transforma o comportamento do torcedor em dados, fornecendo informações sobre hábitos e percepções para o desenvolvimento de novas funcionalidades.
A plataforma também conta com uma API interna que permite a conexão de clubes aos dados do Arquiba, com o objetivo de ampliar o relacionamento com os torcedores.
O app já conta com mais de 10 mil estádios cadastrados, check-ins em mais de 65 países, 120 mil registros e cerca de 12 mil usuários ativos, com um crescimento de 460% no último ano.
Com a aquisição, o Grupo Lance! espera alavancar a monetização por meio de serviços de valor agregado, analytics e maior engajamento real do torcedor.
O app Arquiba já foi integrado ao clube de assinaturas Sócio Lance!, oferecendo aos usuários feed personalizado, notícias, interações diretas entre torcedores, além de compra de ingressos, serviços de alimentação, experiências nas partidas e até passagens para acompanhar os times em outras cidades ou países.
“A aquisição do Arquiba no portfólio do Lance! vem para reforçar nosso compromisso em oferecer experiências digitais cada vez mais completas para os torcedores, além de suprir uma carência do mercado por dados qualificados sobre os hábitos e percepções dos torcedores”, explica Paulo Ganime, CEO do Lance!.
O Lance! iniciou suas atividades em 1997 com a cobertura esportiva das principais praças do futebol, no formato tablóide e com uma dinâmica até então vista apenas em revistas e programas esportivos de TV, promovendo interações junto aos torcedores.
Com a decisão de encerrar o jornal impresso em 2020, o Lance! passou a focar suas ações no jornalismo digital, alcançando cerca de 25 milhões de torcedores mensais por meio do site e da plataforma.
Estima-se que cerca de 90% dos acessos ao site venham de dispositivos móveis. O grupo também conta com quase 10 milhões de seguidores nas redes sociais, com destaque para o TikTok, que registrou um crescimento de 1.000% entre 2024 e 2025.