O Vanto Bank, fintech goianense, contratou a Teltec Solutions, integradora catarinense de soluções de tecnologia da informação e comunicação, para implementar soluções da Microsoft em sua infraestrutura de TI e solucionar desafios críticos.
Anteriormente, a empresa enfrentava dificuldades no controle de acessos, dependência de aplicativos sem visibilidade para comunicação interna e o risco crescente de exposição de dados sensíveis.
Pensando nisso, o projeto incluiu a adoção do Microsoft 365, suíte de produtividade baseada em nuvem da americana, de automações via Intune, que permite gerenciar e proteger dispositivos, aplicativos e dados em uma organização, e de políticas avançadas de acesso.
O pacote incluiu, ainda, o Microsoft Teams, centralizando chats, videoconferências e arquivos em um ambiente mais seguro.
A mudança foi conduzida de forma gradual, respeitando a rotina dos colaboradores, já que muitos ainda estavam habituados ao uso do WhatsApp para a comunicação empresarial.
Com a consolidação dessa etapa, a Teltec implementou o Azure Active Directory (Azure AD) para gerenciamento de identidades, e o Windows Autopilot, que simplificou a configuração de todas as máquinas da empresa, automatizando processos e reduzindo o tempo de adaptação dos usuários.
“A adoção de tecnologias de ponta foi um passo fundamental para potencializar a cibersegurança, mas foi apenas uma parte da equação. Foi fundamental que cada colaborador compreendesse seu papel nesse ecossistema, entendendo que essas mudanças não são apenas medidas de proteção, mas ferramentas que otimizam o trabalho, poupam tempo e elevam a eficiência de toda a organização”, afirma Gustavo Valente, coordenador de TI do Vanto Bank.
Ao final da iniciativa, o Vanto registrou uma redução de 80% nos incidentes, ganho de 100% na visibilidade de acessos e aumento da produtividade interna, impulsionado pelo uso do Microsoft Copilot.
Agora, a empresa se concentra em aprimorar um agente de IA interno treinado com dados históricos para prever gargalos e riscos operacionais.
A próxima etapa também incluirá a migração de cargas críticas para ambientes serverless.
Lançado em 2024, o Vanto Bank é um banco digital com presença física, baseado em Goiânia.
A fintech oferece soluções de conta digital, cartões de crédito e débito, linha de empréstimos, negociação de dívidas, além de produtos como o “Vantoken”, um investimento de renda fixa com rendimento de até 1,69% ao mês.
A empresa já nasceu com mais de 2 milhões de clientes, resultado de uma parceria com o Santander.
Fundada em 1991, a Teltec Solutions tem escritórios nas cidades de São Paulo, Brasília, Florianópolis, Cuiabá, Curitiba, Recife e Belo Horizonte, com mais de 140 colaboradores.
A integradora trabalha com tecnologias como Cisco, Microsoft, AWS, Axis, VMware, Citrix, NetApp, Palo Alto, Tenable, F5 e Logitech.