A WPX, referência em locação de equipamentos pesados, adotou agentes inteligentes baseados no Copilot Studio, da Microsoft, para criar um ecossistema interno de inteligência artificial.
A empresa atua com a chamada “linha amarela”: máquinas como retroescavadeiras, guindastes e rolos compressores, utilizadas na construção civil, mineração e infraestrutura, caracterizadas principalmente por sua cor amarela, que virou padrão no setor por ser altamente visível em ambientes de obra.
Antes do projeto, o processo de análise e discussão técnica com o cliente para reembolso de manutenção levava, em média, 65 dias.
A implementação teve início no setor de planejamento e controle da manutenção e agora deve ser expandido para áreas como compras e RH e, depois, para toda a empresa.
A estratégia ganhou fôlego com a base de manutenção da WPX em Janaúba, em Minas Gerais, criada para atender obras em regiões com mais agilidade e controle de custo.
A unidade funciona como um hub de inteligência aplicada à manutenção, com foco na rastreabilidade dos serviços, redução do tempo de parada dos equipamentos e padronização de dados técnicos.
A empresa já opera com cerca de 90 a 100 máquinas em manutenção simultaneamente.
Com 441 máquinas na frota e 261 atualmente locadas, a ferramenta analisa laudos técnicos de avarias mecânicas em tempo real.
Além disso, com a plataforma 365, os dados operacionais e históricos alimentam continuamente os modelos de IA, que aprendem com recorrências e especificidades de cada máquina, modelo e falha.
Agora, o prazo de geração de cobranças caiu de 30 dias para menos de 5 minutos. Já o time lead foi reduzido para 20 dias, com expectativa de chegar a menos de 10 dias nos próximos meses.
A qualidade dos pareceres técnicos também aumentou em cerca de 35%, porque as análises passaram a ser feitas por múltiplos engenheiros e validadores, com suporte do agente de IA.
“Estamos treinando nossos próprios agentes de IA para atuarem como engenheiros mecânicos, interpretando laudos de campo e gerando pareceres técnicos em minutos, com base em histórico e aprendizado contínuo”, explica Marcelo Lorenz, supervisor de avarias da WPX.
Especializada em terceirização de frota, a WPX foi fundada em 2015 e já atendeu mais de 200 obras em todo país com o auxílio de uma equipe treinada para atuar nas manutenções preventivas, na elaboração de projetos e dimensionamento de frotas para o cliente.
Com escritórios em São Paulo (SP), Palmas (TO), Itajaí (SC) e Feira de Santana (BA), para 2025, a empresa projeta um faturamento de R$ 100 milhões.