Grupo CVLB adota Datadog

O Grupo CVLB, varejista resultado da união da Casa & Video com a Le biscuit, adotou a solução de observabilidade da Datadog, plataforma norte-americana unificada de visualização de aplicações e infraestrutura, com a Delfia, consultoria de soluções digitais conhecida anteriormente como Econocom.

Por conta da fusão, a empresa é baseada em sistemas diversos e tinha o desafio de centralizar a observabilidade, além de evitar quedas e instabilidades anteriormente ocorridas na Black Friday. 

De acordo com a companhia, a ferramenta foi capaz de centralizar toda a operação de maneira que o time interno passou a ter a visão de todos os sistemas e se tornou proativo na solução de problemas.

“Por ser plug and play e baseado em cloud, o Datadog foi fundamental para levantar a estrutura de observabilidade de forma muito ágil”, destaca Lucas Testa, gerente de tecnologia do Grupo CVLB e responsável pelo site, aplicativo e marketplace da empresa. 

Com a solução, o tempo de resposta acima de quatro segundos no site foi reduzido em 60%. A ferramenta também impulsionou as vendas das lojas e e-commerce do grupo.

“Qualquer minuto de indisponibilidade em nossos sistemas impacta diretamente na nossa meta de venda por hora. Identificamos que o endpoint de catálogo do site e do aplicativo apresentava um tempo de resposta de sete segundos. Hoje, esse tempo caiu para apenas um segundo, refletindo em uma navegação muito mais fluida e eficiente para o cliente”, comenta Testa. 

A empresa optou por adotar o Watchdog, que permite configurar endpoints abaixo de três segundos, gerando alertas e detectando anomalias.

“Com base no histórico dos serviços, o sistema detecta quando há algo estranho dentro desse padrão registrado no banco de dados. Muitas dessas ocorrências são problemas bem reais não mapeados até então sobre os quais, agora, somos alertados a tempo de acionar os times responsáveis para solucioná-los antes de impactar no cliente ou nos resultados de vendas”, explica Testa.

Nos últimos anos, a Le Biscuit vem reformulando a sua estratégia digital e já investiu mais de R$ 50 milhões na expansão do negócio on-line, além de renovar e ampliar os canais de atendimento e vendas. 

A empresa é um negócio familiar fundado em 1968, em Feira de Santana, na Bahia. 

Fundada em 1988 no Rio de Janeiro, a Casa & Vídeo possui mais de 220 lojas no Sudeste e conta com mais de 400 mil itens que atendem às diversas necessidades de seus consumidores.

Atualmente, a rede possui lojas no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Originada na Interadapt Solutions, empresa brasileira focada em práticas de ITSM e service desk fundada em 2002, a Delfia era conhecida como Econocom até 2022, quando suas operações brasileiras foram vendidas para Rodrigo Bocchi, CEO da companhia.

A venda da operação brasileira é consequência de uma decisão da Econocom em 2020, quando a francesa decidiu focar apenas em cinco territórios europeus: França, Itália, Bélgica, Reino Unido e Espanha. Em 2024, o faturamento da Delfia foi de R$ R$ 250 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!