A Microsoft anunciou que vai demitir mais 9 mil colaboradores, pouco menos de 4% da força de trabalho da big tech, em sua segunda onda de layoffs neste ano.
Segundo reporta a Bloomberg Línea, as demissões impactarão todas as equipes e regiões em que a companhia está presente, em busca de controlar custos.
Os novos cortes, entretanto, não são aleatórios. A empresa tem uma tradição de reduzir sua equipe próximo ao final de seu ano fiscal, encerrado em junho.
Em maio, a companhia já havia demitido 6 mil funcionários, com foco em cargos de produto e engenharia. No Brasil, apenas 18 trabalhadores foram afetados.
Na época, especulou-se que a gigante estava enxugando o time por causa do uso crescente de inteligência artificial na operação.
Até a metade do ano passado, a Microsoft possuía 228 mil colaboradores, dos quais 45 mil estavam nos times de vendas e marketing.
Criada em 1975, a Microsoft tem negócios em 190 países, com 122 subsidiárias, e conta com cerca de 144 mil funcionários e mais de 25 mil parceiros. A companhia está no Brasil há 35 anos, com sede em São Paulo.