A segunda maior distribuidora de produtos de TI do mundo, a Ingram Micro, está restaurando seus sistemas e operações após sofrer um ataque do ransomware Safepay que causou uma interrupção global antes do feriado de 4 de julho.
A companhia reconheceu o ataque ransomware e tomou medidas urgentes de proteção, entre elas, uma redefinição global de senhas. Depois de ficar sem site e sem sistemas por quatro dias, a Ingram Micro informa que começou a aceitar pedidos por telefone e e-mail em diversos países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha, Brasil, Índia e China.
A empresa reportou ainda que pedidos de assinatura, como renovações e modificações, estão sendo processados de forma centralizada. Ainda há limitações para alguns pedidos de hardware e tecnologia, que estão sendo analisados conforme são recebidos. Mas ainda há muito por recuperar.
Oficialmente a Ingram Micro não confirmou se houve vazamento de dados, e o grupo Safepay ainda não assumiu publicamente o ataque, o que mantém rumores que houve pedido de resgate à distribuidora de TI.