A Mantenedora da Congregação Santa Cruz e do Colégio Notre Dame, sediada em Campinas, São Paulo, contratou a GoTo, especializada em comunicação em nuvem, para centralizar o gerenciamento das chamadas entre as linhas internas e externas da instituição.
O projeto consistiu em substituir o modelo de Private Automatic Branch Exchange (PABX), sistema de telefonia que permite a conexão de várias linhas telefônicas internas a uma ou mais linhas externas, por um sistema mais moderno.
O objetivo era reduzir o downtime das ligações, cortar custos operacionais e tornar a comunicação mais fluida.
Para isso, a instituição adotou a plataforma omnichannel em nuvem da GoTo, equipada com telefonia em nuvem, videoconferência, mensagens e diversos outros recursos.
A primeira fase da migração aconteceu no escritório da Mantenedora, que inclui todos os departamentos administrativos, como financeiro, RH, coordenação educacional e da área social e de contabilidade.
Além disso, o Colégio Notre Dame passou a utilizar a solução em todos os departamentos pedagógicos e administrativos. Também foram adicionados ramais em algumas salas de professores e salas de aula, permitindo o contato rápido com a segurança e enfermaria.
Somente à Congregação Santa Cruz, a adoção da ferramenta proporcionou uma economia de 35% em relação à telefonia tradicional usada anteriormente.
“Entre os principais benefícios, estão as diferentes maneiras de utilizar a plataforma, seja através do telefone de mesa, via web ou aplicativo. Foi um ótimo ganho, pois os mesmos recursos atendem diferentes necessidades de grupos de trabalhos distintos. A ferramenta é muito intuitiva e os usuários se adaptaram rapidamente”, avalia André Guesse, head de TI da Congregação de Santa Cruz.
Além disso, a manutenção do cabeamento de telefonia era longa e trabalhosa. Hoje, a instituição não tem mais custos de manutenção e suporte.
“Como estamos distribuídos em pontos territoriais distantes uns dos outros – Campinas, São Paulo, Santarém (PA), Paudalho (PE), entre outras – a nossa é ideia é tornar todos os canais de comunicação da organização digitalizados e unificados para facilitar o contato entre as unidades que atuam no mesmo ramo e tornar a comunicação mais fluida”, explica Guesse.
No momento, está em estudo a adoção de novos ramais em unidades sociais distintas, como no Programa Jaguaré Caminhos (Comunidade Vila Nova Jaguaré, São Paulo), CECOIA (Campinas) e Meninas em Campo (São Paulo).
A Congregação de Santa Cruz foi fundada em Le Mans, França, em 1837, pelo Padre Basílio Moreau. Seu trabalho se estendeu rapidamente para diversos países, chegando ao Brasil em 1958.
No Brasil, a entidade atua como mantenedora administrativa de várias instituições de ensino, gerenciando colégios como Notre Dame (Campinas), Santa Cruz (São Paulo) e Dom Amando (Santarém), além de seus projetos sociais.
Fundada em 2020, a solução da GoTo utiliza inteligência artificial para transcrever e resumir ligações, analisar sentimentos e gerenciar a qualidade das chamadas em canais como webchat, WhatsApp, Facebook, Instagram e chamadas por telefone.
Entre seus clientes, estão nomes como Grupo Vidas Saúde. Cia. Paulista de Crédito, FioTec e Idec.