O Banco Mercantil, instituição financeira voltada ao público 50+, vai centralizar o seu core bancário na solução IBM z17, um mainframe de última geração que integra inteligência artificial na nuvem híbrida.
Segundo a empresa, o IBM z17 integra IA avançada em operações de hardware, software e sistemas, permitindo novas cargas de trabalho e otimizando o desempenho, a segurança e a tomada de decisões onde dados críticos residem.
Com a IA diretamente no mesmo local onde os dados estão, ele promete otimizar o desempenho ao evitar a transferência de dados entre equipamentos e mantém uma proteção a ameaças futuras dos sistemas quânticos.
A solução é equipada com o processador IBM Telum II, permitindo processar mais de 450 bilhões de operações de inferência por dia, com latência de 1 milissegundo.
Com cerca de 80% das operações realizadas nos canais digitais, o banco Mercantil projeta redução de custos operacionais e aumento dos padrões de segurança aos clientes em serviços como abertura de contas, movimentações financeiras, controle de saldos, empréstimos, pagamentos e processamento de transações, além de toda a base de dados dos usuários.
“A adoção do IBM z17 é mais um passo importante na nossa jornada contínua de evolução tecnológica. A combinação da tecnologia com a flexibilidade da nuvem, onde este equipamento será instalado, está alinhada à nossa estratégia de digitalização e à busca por uma experiência cada vez mais fluida, segura e inteligente para os 50+”, afirma Felipe Boff, vice-presidente de produtos, tecnologia e serviços do Banco Mercantil.
A IBM é uma fornecedora líder global de nuvem híbrida e IA, além de oferecer serviços de consultoria.
Hoje, a empresa atende mais de 175 países e milhares de entidades governamentais e corporativas em áreas críticas de infraestrutura, como serviços financeiros, telecomunicações e assistência médica.
Fundado em 1943 e com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Banco Mercantil possui atuação nacional, mas mantém forte presença na região Sudeste, principalmente no seu estado natal.
A instituição financeira atua no varejo bancário, com foco em aposentados e pensionistas do INSS, funcionários públicos e micro e pequenas empresas.
O banco possui mais de 9 milhões de clientes e conta com uma rede de mais de 290 pontos de atendimento distribuídos em quase 250 cidades pelo país.