Mais de 70% dos profissionais da Geração Z e Millennials usam GenAI no trabalho, aponta estudo

A edição 2025 da pesquisa global “Gen Z and Millennials”, realizada pela Deloitte, revela uma ampla adoção da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) por jovens profissionais no Brasil. Entre os entrevistados, 70% da Geração Z e 72% dos Millennials utilizam GenAI em atividades como criação de conteúdo, definição de estratégias, análise de dados, design e gestão de projetos.

A capacitação também avança: 29% dos respondentes já realizaram treinamentos sobre GenAI e cerca de 45% afirmam que devem concluir algum curso na área ainda este ano.

O estudo aponta ainda que 77% da Gen Z e 79% dos Millennials desenvolvem novas habilidades semanalmente. Para isso, contam com recursos como treinamentos online, mentoria, programas internos e feedbacks estruturados. Há também uma expectativa crescente de apoio dos empregadores: 35% da Gen Z e 39% dos Millennials esperam que as empresas disponibilizem tempo na jornada de trabalho para atividades de desenvolvimento.

Veja também: Executivas do Bradesco falam sobre como acelerar a inovação com IA e a importância da infraestrutura na estratégia digital

Entre os impactos percebidos da GenAI, 89% da Gen Z e 88% dos Millennials no Brasil relatam mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e mais de 90% afirmam que a tecnologia melhorou sua performance. Em contrapartida, mais de 60% demonstram preocupação com a possível substituição de profissões.

A pesquisa também aponta forte consciência ambiental entre os brasileiros: 81% da Gen Z e 79% dos Millennials se dizem preocupados com o impacto ambiental, superando a média global. Além disso, 72% da Gen Z e 74% dos Millennials estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços sustentáveis.

Para Marcos Olliver, sócio-líder de People & Purpose da Deloitte, o estudo mostra um novo perfil profissional, mais consciente, engajado e exigente em relação à proposta de valor das organizações: “O profissional entende seu papel no desenvolvimento contínuo, mas espera que as empresas ofereçam suporte real à evolução de carreira”.

A pesquisa ouviu mais de 23 mil pessoas em 44 países. No Brasil, foram entrevistados 817 profissionais (510 da Gen Z e 307 dos Millennials), entre outubro e dezembro de 2024.4

Siga TI Inside no LinkedIn e fique por dentro das principais notícias do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!