A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) se uniu ao Sistema Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e à consultoria de inovação Numerik, de Madri, para desenvolver e acelerar deep techs, principalmente no ecossistema gaúcho.
Batizado de Programa Base, o projeto está com inscrições abertas até o dia 31 de julho e se divide em duas frentes.
Uma será voltada a pesquisadores que realizam estudos de base com tecnologia aplicada, como mestrandos e doutorandos. A outra contemplará negócios de base tecnológica e empresas ou startups que buscam acelerar seu negócio.
Neste momento, o programa selecionará 150 pessoas e poderão ser repassadas bolsas para 30 pesquisas, que terão apoio do Centro de Competência da Embrapii.
Já os empreendimentos terão acesso a mentorias e outras iniciativas de desenvolvimento, conectando fundadores com representantes da indústria e colocando deep techs para resolver problemas de negócios.
Tudo isso será executado em quatro categorias: Boost, Advance, Shape e Expand.
Na fase Boost, os pesquisadores têm a chance de transformar suas pesquisas em negócios. A etapa Advance é destinada a quem já enxerga aplicações de mercado para suas pesquisas, mas precisa de suporte para desenvolver um planejamento estratégico.
Já a etapa Shape atende startups consolidadas, oferecendo suporte às que evoluírem para deep techs. Por fim, a fase Expand é voltada a empresas já maduras que buscam acelerar seu crescimento.
Os interessados podem ingressar de forma gratuita, desde que atendam aos requisitos do regulamento presente no formulário de inscrição.
A Embrapii é uma organização social com contrato de gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Educação (MEC), Saúde (MS) e Economia (ME). Sua rede conta com 76 institutos de tecnologia com infraestrutura e pesquisadores.
Ao todo, a instituição já apoiou mais de 2,2 mil projetos de mais de 1,5 mil empresas, com mais de R$ 3,2 bilhões investidos.
Já a FIERGS, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, é a entidade que representa o setor industrial gaúcho.
A organização atua em parceria com o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS) na defesa dos interesses da indústria, buscando competitividade, crescimento e inovação. Além disso, a FIERGS gerencia o SESI-RS, SENAI-RS e IEL-RS.
No mercado desde 2014, a Numerik atende marcas como Cubo Itaú, Sicredi, Arezzo, Irani, Fundo Vale, Meta, Conectar Hub e Instituto Caldeira.