A Zenvia, companhia de plataforma de comunicação e serviços móveis, adotou a solução da DigAÍ, HRTech especializada em inteligência artificial para processos de recrutamento.
Segundo a empresa, o projeto não substitui a interação humana, visando apenas aprimorar a assertividade no processo seletivo. A ideia é que a IA atue entre a análise de currículos e a entrevista com o recrutador.
Os candidatos são convidados a responder, por meio de áudios gravados na plataforma da DigAÍ, perguntas personalizadas referentes à vaga escolhida.
Para garantir o sucesso da operação, é realizado um teste inicial de familiarização e disponibilizada a possibilidade de regravação em até quatro minutos por resposta.
Ao finalizar o processo, o candidato recebe automaticamente o feedback individualizado por e-mail e na própria plataforma, em poucos minutos.
Até agora, mais de 577 entrevistas foram realizadas, com satisfação de 92,6% por parte dos candidatos. Como consequência do projeto, os recrutadores economizaram 245 horas.
“A IA entra para somar e não para dificultar a experiência de quem está buscando um novo capítulo na carreira. O que fizemos foi aplicar a IA de forma ética e consciente, respeitando o tempo, a energia e as emoções envolvidas nesse momento tão importante”, afirma Katiuscia Teixeira, Chief Human Resources Officer (CHRO) da Zenvia.
A Zenvia foi fundada em 2000, em Porto Alegre, e fechou o ano passado com um faturamento de R$ 960 milhões, aumento de 19% em comparação com 2023.
Fundada em 2023 e com sede em São Paulo, a DigAÍ é especializada em IA conversacional, desenvolvendo agentes inteligentes que atuam em três frentes principais: recrutamento, negociação de dívidas e vendas.
Em 2025, a empresa foi reconhecida como a melhor startup brasileira no Web Summit Rio entre mais de 1,4 mil participantes.