A Salesforce, gigante de CRM americana, anunciou Rodrigo Bessa como seu novo gerente geral para o Brasil.
Desde novembro de 2024, o cargo estava interinamente nas mãos do executivo argentino Andres Prieto, vice-presidente executivo da companhia para a América Latina.
Na época, Fabio Costa, gerente geral para o Brasil desde 2019, deixou a empresa para se dedicar a conselhos executivos.
Desde maio deste ano na companhia, Bessa ingressou na multinacional como vice-presidente da operação brasileira.
Entre 2017 e 2025, esteve na Amazon Web Services (AWS), onde começou como head de startups e negócios nativos digitais, tornando-se head de serviços financeiros e diretor de serviços financeiros e corporativos.
Anteriormente, dedicou-se por 11 anos à IBM. Na empresa, iniciou como responsável pelas operações de vendas na América Latina. Ao longo do tempo, foi promovido a gerente de operações de vendas em mercados emergentes e gerente de vendas com foco na Europa Oriental, e, eventualmente, assumiu a área no Brasil.
Bacharel em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Bessa é especialista em negócios e insights de indústria por Harvard e em IA generativa pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Na Salesforce, sua prioridade será o crescimento dos negócios através da adoção de agentes de inteligência artificial em empresas de todos os portes e setores, conforme reporta o IT Fórum.
“É uma honra e um grande desafio assumir a posição de gerente-geral da Salesforce no Brasil. Estou entusiasmado em levar nossos clientes para além da jornada de transformação digital, usando a IA e os agentes de IA da Salesforce para destravar novos níveis de produtividade e criar experiências personalizadas em escala”, comemora Bessa.
Fundada em 1999 por Marc Benioff, a Salesforce é uma multinacional americana líder global em soluções de gestão de relacionamento com o cliente (CRM).
A companhia se destacou por popularizar o conceito de software como serviço (SaaS), permitindo que empresas gerenciem vendas, marketing, atendimento ao cliente e análise de dados por meio da nuvem.
Com sede em São Francisco, a Salesforce é conhecida por sua plataforma Salesforce Customer 360 e por integrar inteligência artificial, especialmente com o Einstein AI, para automatizar processos.