A Vertem, especializada no mercado de fidelidade B2B, migrou do ambiente Microsoft Azure para a nuvem da Amazon Web Services (AWS), braço de computação em nuvem da gigante de e-commerce, com a Tivit, uma das principais empresas de tecnologia da América Latina.
Com a transição, a companhia passa a operar com o Amazon Elastic Kubernetes Service (EKS) como plataforma principal para orquestração de containers e com o Karpenter para automação inteligente e sob demanda do provisionamento de nós.
Segundo a Tivit, o uso combinado das tecnologias permitiu à Vertem lidar com picos de acesso, como os registrados em seu produto Familhão, clube de assinatura que oferece descontos, recompensas e sorteio de R$ 1 milhão, reduzindo os custos em 30%.
Além disso, a escalabilidade automática do Karpenter permitiu à Vertem um aumento de 10 vezes na capacidade de tratamento de dados e acessos ao sistema. Os sistemas garantem, ainda, baixa latência a todo momento, assegurando um tempo de resposta rápido.
Em atuação desde 2007, a Vertem tem sede em Barueri, São Paulo, e possui mais de 40 milhões de consumidores e 2,5 milhões de pequenas e médias empresas (PMEs) em sua base, operando com 150 programas ativos.
Com 25 anos de mercado, a Tivit oferece serviços e soluções de nuvem pública, privada e híbrida, desenvolvimento de software ágil, cibersegurança, transformação digital, soluções SaaS e outros.
A multinacional tem sede no Brasil e conta com mais de 50 unidades em 10 países da América Latina, contando com mais de 5 mil colaboradores. Segundo a companhia, sete das 10 maiores empresas do Brasil são suas clientes.
A Tivit fechou o ano passado com uma receita bruta de R$ 2,1 bilhões, alta de 12,2% em relação a 2023. Na última semana, a consultoria foi oficialmente adquirida pela Almaviva, grupo italiano de soluções digitais.