A Constellation Software, grupo canandense especializado em aquisições de empresas de software, anunciou a compra da UseAll, desenvolvedora de software catarinense focada nas áreas de gestão administrativa, produção, qualidade e setor elétrico.
O negócio foi fechado pela Volaris, uma das empresas do grupo. O valor e os termos da transação não foram revelados.
A UseAll tem sede em Criciúma e está no mercado há mais de 20 anos. Com mais de 270 colaboradores, a empresa atende mais de mil clientes com 5 mil usuários em mais de 18 estados brasileiros.
Entre seus produtos, estão o E2 Software, para as redes de geração, transmissão e distribuição de energia, e o ERP Useall, para negócios de médio porte, com recursos que vão do primeiro contato ao pós-vendas.
Outros produtos são o iZY, software de gestão on-line voltado ao controle administrativo, financeiro e produtivo do negócio, e o Doo, para a gestão de ferramentas que atendem às normas ISO.
Com a venda, a UseAll passa a fazer parte de um grupo global, mantendo sua independência.
No mercado desde 1995 e com sede em Toronto, o grupo Constellation Software conta com mais mil empresas de software adquiridas em seu portfólio. A receita total gira em torno de US$ 4 bilhões.
O modelo de negócio é adquirir companhias de software de nicho, visando ter ganho de escala concentrando atividades meio e promovendo vendas cruzadas.
No Brasil, a Constellation começou a fazer aquisições em 2019, parecendo apostar em empresas com um perfil comum de expertise nas particularidades jurídicas e tributárias do país. Ao todo, foram mais de 15 aquisições, nem todas elas divulgadas.
Entre os negócios conhecidos, estão a Kurier e a Aurum, uma companhia pernambucana e outra catarinense, ambas focadas em software jurídico; a Apdata, de soluções de gestão de recursos humanos; e a Escriba, paranaense de software especializada em sistemas para a área notarial e registral.