A Harpia Gold, mineradora de ouro com operações no Mato Grosso, adotou o Business One, software de gestão para pequenas e médias empresas da SAP, em um projeto desenvolvido pela EasyOne, consultoria especializada na tecnologia da multinacional alemã.
Anteriormente, a companhia enfrentava dificuldades com a contabilidade terceirizada, que atrasava a entrega de informações críticas. O controle de caixa era feito manualmente em planilhas Excel e não havia integração entre áreas.
Além disso, as contas a pagar não passavam por processos automáticos, as transações eram registradas apenas após o pagamento, seguindo o regime de caixa.
A empresa também não contava com um processo definido para aprovação de despesas, nem com um controle orçamentário confiável.
Isso dificultava a solicitação de recursos aos sócios e gerava insegurança nos acionistas em relação às informações financeiras.
A implementação teve início em março deste ano e foi dividida em duas etapas.
A primeira fase, focada no backoffice, contemplou os módulos de compras, contas a pagar, pagamentos, contabilização e impostos.
Com o backoffice já ativo, a Harpia Gold passou a usufruir de diversos ganhos. As notas fiscais, por exemplo, passaram a ser registradas assim que chegam, em vez de apenas após o pagamento.
Os relatórios agora são atualizados em tempo real, com os balancetes disponíveis de imediato, sem esperar até 60 dias. Já os centros de custo foram redefinidos e houve aprovação eletrônica de despesas.
Por fim, a área de orçamento e fluxo de caixa foram integradas, permitindo aos acionistas identificar o momento ideal para novos aportes.
A segunda fase do projeto, voltada para os módulos de manufatura e manutenção, já teve seu planejamento concluído. O trabalho deve entrar em operação em agosto ou início de setembro.
De acordo com a empresa, essa etapa será fundamental para conectar os dados de produção, uma vez que a ideia é ter visibilidade clara entre o volume de minério extraído e o ouro efetivamente produzido.
A companhia planeja alcançar uma produção de 30 kg de ouro por mês até dezembro de 2025, 60 kg por mês a partir de 2026 e 200 kg por mês com futuros investimentos.
Iniciada em 2022, a Harpia Gold é uma empresa de extração e beneficiamento de minérios preciosos, especialmente ouro, com sede em Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso.
Paranaense, a EasyOne foi lançada em 2007 e é especializada na implementação e suporte de sistemas de gestão empresarial com foco no SAP Business One. São mais de 400 projetos entregues e mais de 2,2 mil usuários da solução.