A Petronect, marketplace com sociedade tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture, adotou as soluções Vertex AI e a API Gemini, de inteligência artificial generativa da Google, para criar uma funcionalidade de sumarização no seu portal.
O projeto foi desenvolvido pela Organização de Serviços Profissionais (PSO) da Google Cloud, um time de especialistas em IA da consultoria da Google.
De acordo com Jacqueline Freire, coordenadora de Inovação da Petronect, a ideia surgiu a partir da percepção das necessidades dos compradores que operam no portal, que recebe mais de 1 milhão de acessos por ano.
“Identificamos uma oportunidade de aprimorar a funcionalidade da sala de colaboração e aproveitar os benefícios da IA para trazer mais agilidade e organização ao processo de compras”, conta Jacqueline.
Na prática, a IA resume de forma objetiva as mensagens trocadas nas salas de colaboração, apresentando resumos segmentados e classificados das interações.
“A solução traz um resumo objetivo desde a primeira mensagem criada, permitindo acompanhar toda a interação de forma classificada e segmentada, poupando o tempo de leitura”, destaca Freire.
Com isso, os compradores conseguem acessar rapidamente os pontos críticos do processo e priorizar suas ações. Segundo a empresa, a inovação foi muito bem recebida pelos usuários.
“A IA é uma ferramenta poderosa para transformar dados não estruturados em informações valiosas. A solução de sumarização, em particular, otimiza a maneira como os compradores acessam informações, o que resulta em decisões ainda mais rápidas e assertivas”, explica André Macedo, key account executive da Google.
Atualmente, a solução segue como piloto para validação contínua dos usuários. O objetivo da empresa é aprimorar cada vez mais a funcionalidade de acordo com a experiência e necessidade dos compradores.
Com mais de 20 anos no mercado, a Petronect é em marketplace com soluções B2B para atender a cadeia de suprimentos do segmento de energia, óleo e gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos.
Sediada no Rio de Janeiro, a empresa é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um conselho de administração.
Em 2024, a companhia registrou em sua plataforma mais de 80 mil processos de compras realizados pela Petrobras e 37 mil usuários registrados, somando 182 mil empresas cadastradas.
Entre seus clientes, estão Araucaria Nitrogenados, Baixada Santista Energia, Pb Biocombustível, Petrobras, Petrobras América, Petrobras Colômbia, Petrobras Logística de Exploração e Produção, Petrobras Netherland, Termo Bahia, Termo Macaé e Transpetro.