A Zoho, multinacional indiana dona de uma grande paleta de software para empresas, acaba de reforçar sua presença no Brasil como a chegada da VEDsoft, uma empresa sediada em Recife com a missão de ser a distribuidora exclusiva do Zoho Workplace no país.
O Zoho Workplace é um dos produtos mais fortes da Zoho, incluindo dez aplicativos integrados, como e-mail corporativo, nuvem, chat, videoconferência e edição de documentos.
A empresa posiciona o produto como um concorrente mais econômico do que o Google Workspace e Microsoft 365 voltado para pequenas e médias empresas. A meta da VEDsoft é alcançar 100 mil contas ativas até o fim de 2025. A meta é ser a maior distribuidora na América Latina do produto em três anos.
“Acreditamos que a proposta da VEDsoft amplia de forma significativa nossa capacidade de atuação no Brasil. Ter uma estrutura dedicada à distribuição do Zoho Workplace, com serviços agregados e um plano robusto de canais, é um marco na nossa estratégia de expansão”, afirma Fernanda Bordini, head da unidade de negócio de colaboração e produtividade da Zoho Brasil.
E quem é a VEDsoft? Aí existe um pouco de mistério. A cara visível da empresa é o diretor comercial Glauber Caminha, vindo da Ingram, uma das maiores distribuidoras de tecnologia atuantes no país, onde foi responsável pelo Norte e Nordeste nos últimos 13 anos.
O Baguete fez algumas perguntas por meio da assessoria de imprensa que enviou o comunicado sobre a criação da VEDsoft e ficou sabendo que a empresa é parte da Latec Investimentos, uma holding focada no setor de tecnologia com dois sócios.
A Latec tem outras duas empresas, empregando ao todo 120 pessoas diretamente e atendendo 4 mil clientes, com um faturamento esperado de R$ 200 milhões. Quais são as outras duas empresas e, principalmente, quem são os donos da Latec, não é revelado.
Provavelmente, são investidores atuantes no Nordeste. A VEDSoft está instalada no Porto Digital, um endereço badalado para empresas de tecnologia em Pernambuco, que também dá direito a alguns benefícios fiscais.
Sobre o modelo de negócio, a VEDsoft afirma que vai fazer o credenciamento dos canais e oferece suporte estratégico, mas que muitos dos materiais de treinamento e capacitação são disponibilizados pelo próprio fabricante.
A ideia é que a VEDSoft atue com “tropicalização de conteúdos” e no desenvolvimento de “plataformas próprias de aprendizado”, atendendo os canais por meio de uma plataforma de inteligência artificial atualmente em desenvolvimento.
A Zoho abriu uma operação no Brasil em 2021, baseada em Florianópolis, em Santa Catarina. Um passo importante foi dado em 2024, quando a empresa passou a aceitar pagamento em Real, por Pix e boleto na sua plataforma de e-commerce.
No país, são 11 mil clientes como Embracon e Gaslog, com 4,5 milhões de usuários.
O foco no mercado brasileiro é nos aplicativos CRM, Zoho One, Bigin, Desk, Creator e Workplace.