INSS suspende contrato com Agibank

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu nesta terça-feira, 12, o contrato com o Agibank, instituição financeira responsável pelo pagamento da sua folha de benefícios. 

Segundo a instituição, a medida foi adotada para a apuração de graves violações ao contrato de prestação de serviços.

Uma das denúncias recebidas é de que o aplicativo do banco, quando instalado no dispositivo móvel do beneficiário, interceptava e redirecionava para o próprio app as chamadas telefônicas que os usuários tentavam fazer à Central 135, canal de atendimento telefônico do INSS. 

Isso impedia que os beneficiários acessassem informações sobre seus benefícios, registrassem reclamações — inclusive sobre ressarcimento de descontos indevidos — ou obtivessem qualquer atendimento oficial do INSS.

“O INSS reforça que nenhuma instituição financeira está autorizada a atuar como intermediária ou portal de entrada para os canais oficiais de atendimento do Instituto”, diz a nota da instituição.

Além disso, há relatos de recusas injustificadas por parte do Agibank à portabilidade de benefícios e de retenção indevida de valores.

Outra prática irregular constatada pelo INSS foi a convocação de beneficiários para comparecimento a lojas do Agibank sob o pretexto de tratar de descontos de entidades associativas e “receber seu dinheiro de volta”.

“Essas condutas configuram infração gravíssima, comprometendo a relação entre segurados e o INSS, uma vez que o banco passa a ter conhecimento da intenção do usuário em contatar a Previdência, interceptando tais informações”, afirma a instituição. 

Caso desejem, os segurados que atualmente recebem seus benefícios pelo Agibank continuarão recebendo normalmente. Não é obrigatório tomar nenhuma providência imediata. 

Aqueles que tiveram o pedido de portabilidade recusado devem procurar a Ouvidoria do INSS.

“O INSS reafirma seu compromisso de proteger os direitos de todos os aposentados, pensionistas e beneficiários. A decisão de suspender o contrato foi tomada para assegurar respeito, transparência e segurança no pagamento dos benefícios”, finaliza a nota.

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