Uma parceria entre os ministério da Gestão e da Justiça visa acelerar dois projetos estratégicos de governo digital: a nova versão do Celular Seguro e o Projeto Hermes, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para agilizar atendimentos de emergência. A iniciativa integra o Programa Startup Gov.br.
Lançado em dezembro de 2023, o Celular Seguro já conta com mais de 3 milhões de usuários e tem como objetivo combater roubos e furtos de celulares em todo o país. A plataforma permite que o cidadão comunique o crime e bloqueie o aparelho, a linha telefônica e aplicativos bancários em tempo real.
A ideia é que a nova versão do Celular Seguro inclua pré-validação cadastral para agilizar bloqueios, módulos gerenciais que auxiliam na tomada de decisões, e a integração das bases de Boletins de Ocorrência de todos os estados, facilitando consultas ao IMEI.
Já o Projeto Hermes promete transformar o atendimento de emergência (190 e 193) com IA para transcrição automática de chamadas. A tecnologia permitirá que os atendentes foquem na interação humana, enquanto o sistema processa as informações com maior precisão.
A expectativa é que o projeto reduza em 50% o tempo de atendimento das mais de 183 milhões de chamadas anuais, aumente a quantidade de dados registrados por ocorrência e minimize erros, agilizando as respostas operacionais.
As duas iniciativas terão 18 meses de desenvolvimento.