A Amazon Web Services (AWS) anunciou que vai capacitar mais 1 milhão de pessoas em habilidades de inteligência artificial no Brasil até o final de 2028.
Batizado de AWS Treina Brasil, o programa será colocado em prática em 10 instituições: Senai SC, Refuturiza, Cartão de Todos, AllpFit, IBMEC, Alterdata, ETICE CE, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Santander e Santander X.
Os interessados já podem se registrar no portal do projeto, onde poderão acessar, sob demanda, conteúdos digitais sobre temas como IA, aprendizado de máquina, conceitos fundamentais de nuvem, inovação e transformação digital e casos de sucesso.
“O programa tem uma mistura, uma combinação bem interessante. Ao mesmo tempo que ele é on-demand, você consegue ter também um modelo de gamificação e interação. E cada parceiro vai trazer uma contribuição dentro desses pilares que nós estamos propondo”, explica Paulo Cunha, líder de setor público da AWS no Brasil.
Ao completarem as sessões de treinamento, os participantes receberão um certificado de participação. Os conteúdos abordam tanto questões básicas quanto mais avançadas, preparando os alunos para as certificações da AWS.
Oferecidos gratuitamente e em idioma local, os cursos devem atingir tanto estudantes quanto profissionais, pequenas e médias empresas (PMEs) e empreendedores.
“A grande diferença desse programa é que nós segmentamos diversos públicos que vão receber a capacitação. É um modelo que aumenta a complexidade porque os públicos são diferentes, mas nós temos conversas diferentes para esses públicos para atingir os objetivos”, destaca Cunha.
Segundo a AWS, este é o seu maior esforço nacional de treinamento em massa e iniciativas semelhantes estão em andamento em outros países da América Latina. Desde 2020, a companhia já treinou mais de 800 mil pessoas no Brasil e 31 milhões no mundo.
No mercado há 19 anos, a AWS tem mais de 240 serviços a partir de 114 zonas de disponibilidade em 36 regiões geográficas.
A companhia tem planos anunciados para 16 novas zonas de disponibilidade e mais cinco novas Regiões da AWS no Chile, Nova Zelândia, Reino da Arábia Saudita, Taiwan e a Nuvem Soberana Europeia da AWS.
No seu portfólio, estão milhões de clientes, desde startups a grandes empresas e agências governamentais.