Falece Liane Tarouco

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, uma das pioneiras da internet no Brasil, faleceu em Porto Alegre aos 78 anos nesta quarta-feira, 20. 

A informação foi confirmada por familiares em publicação nas redes sociais da professora.

Formada em Física pela UFRGS em 1970 e mestre em Ciência da Computação em 1976, Tarouco lançou em 1977 o livro “Redes de Comunicação de Dados”, considerado o primeiro sobre o assunto no país.

Foi também responsável pelo projeto Rede Sul de Teleprocessamento, primeira iniciativa de interligação de universidades via redes de computadores no Brasil. 

Tarouco formou-se doutora em Engenharia Elétrica/Sistemas Digitais em 1990 pela USP e foi pesquisadora e professora do mestrado profissional em informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Em 2021, ela teve seu trabalho reconhecido se tornando a primeira mulher a integrar o Hall da Fama da Internet, prêmio oferecido pela Internet Society em reconhecimento a pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da Internet. 

Na época, o Hall contava com menos de 100 premiados, entre eles apenas cinco brasileiros: Demi Getschko, um dos pioneiros da Internet no Brasil; Tadao Takahashi, fundador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Michael Stanton, primeiro coordenador da Rede Nacional; Carlos Afonso, ex-presidente e fundador da Internet Society ao lado de Herbert de Souza, o Betinho, fundador do primeiro provedor de acesso à Internet no Brasil, o Alternex.

A Associação Brasileira de Internet (Abranet) lamentou a morte e lembrou que Tarouco “se dedicou à pesquisa e ao desenvolvimento de aplicativos da Internet para a educação, expandindo assim o alcance de sua própria instrução e também os usos inovadores da rede para a aprendizagem”.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) descreveu Tarouco como “exemplo de dedicação à educação, à ciência e à inovação”, enquanto o Ponto de Presença da RNP no RS, criação da própria professora, afirmou que ela “não foi apenas uma professora; foi a visionária que ajudou a conectar o Brasil” e que “sua paixão e conhecimento abriram os caminhos para a internet em nosso país.

As cerimônias de despedida e o sepultamento de Liane acontecem na tarde desta quinta-feira no Cemitério da Santa Casa, em Porto Alegre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!