A Senior Sistemas utilizou a solução IBM watsonx Orchestrate para desenvolver uma assistente virtual que combina inteligência artificial generativa, orquestração de agentes e atendimento conversacional para a área de Recursos Humanos.
Batizada de Senior Agent Recommendation & Analysis (SARA), a ferramenta combina assistente cognitivo conversacional, agentes de IA e modelos de linguagem generativa e não generativa em um ambiente híbrido.
No ecossistema de agentes, alguns atuam de forma independente e outros se conectam e trocam informações para oferecer as respostas.
A solução é capaz de responder a dúvidas trabalhistas, executar tarefas e integrar-se a diferentes sistemas corporativos. Ela estará disponível em canais como WhatsApp, Microsoft Teams, Slack ou portal web.
Num dos exemplos apresentados, o colaborador pergunta: “Quantos dias de férias eu tenho?”. O agente principal identifica a demanda e aciona o agente especialista em gestão de férias, que realiza a consulta diretamente no sistema HCM da Senior ou no ERP do cliente. O retorno é entregue em segundos.
Através da SARA, também será possível solicitar férias e acompanhar aprovações; enviar atestados médicos com anexos e justificativas; atualizar dados cadastrais, como endereço, dependentes e conta bancária; consultar contracheques, benefícios, políticas internas e banco de horas; e tirar dúvidas sobre direitos, obrigações e datas de pagamento.
A ferramenta ainda estará disponível na etapa de Admissão Digital, quando o colaborador recém-contratado poderá interagir para o envio e validação de documentos.
Para o RH, o impacto da automação pode levar à redução de até 70% das demandas operacionais repetitivas.
“Com a SARA, retiramos das mãos do time as tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, permitindo que o foco esteja no que realmente importa, além de garantir ao colaborador respostas rápidas e precisas no momento em que ele precisa”, destaca Jessica Ariane Bartosewiz, head-executiva de HCM da Senior Sistemas.
Sendo continuamente aprimorada a partir das bases de dados de cada companhia, a assistente pode evoluir para responder às dúvidas operacionais e questões mais complexas e específicas, como critérios de participação em processos internos, planos de desenvolvimento individual, metas, cursos em andamento em plataformas como a Konviva.
“Tudo o que diz respeito à jornada do colaborador e que poderia ser respondido por uma FAQ pode ser treinado na SARA. A diferença é que agora ela aprende, interpreta e responde com base nos dados reais da empresa, sempre respeitando a governança e os limites de acesso definidos pelo RH”, destaca Juliana Maria, head de Talent Management da Senior.
Sediada em Blumenau, Santa Catarina, a Senior Sistemas está há mais de 35 anos no mercado. A companhia possui 11 filiais, 3 mil funcionários, mais de 160 canais de distribuição e mais de 13 mil clientes. Entre eles, estão Correios, Magazine Luiza, Volkswagen e Weg.
Em 2024, a empresa faturou R$ 975,9 milhões, alta de 16,8% frente ao ano anterior. Nos próximos oito anos, a meta é quintuplicar sua receita anual, chegando R$ 5 bilhões em 2033.