Grupo Edson Queiroz cria Núcleo de Inteligência Artificial e acelera transformação digital

O GEQ (Grupo Edson Queiroz), holding detentora das empresas Nacional Gás, Minalba Brasil, Esmaltec e Sistema Verdes Mares, lança seu programa corporativo de Inteligência Artificial, o NIIA (Núcleo Integrado de Inteligência Artificial), um espaço composto por equipes multidisciplinares que estudam soluções para as operações das empresas do Grupo.

“O NIIA é um programa vital, com o envolvimento e patrocínio de toda a alta liderança do GEQ. Neste envolvimento, já foram consolidadas as necessidades de cada um dos negócios e áreas holding, priorizando um roadmap de demandas utilizando IA para melhor resolução”, comenta Elber Reis, Diretor de Tecnologia da Informação do GEQ.

O núcleo é estruturado sobre quatro pilares: letramento como instrumento de aculturamento e adoção da IA; governança de dados; aproximação de big players e a preparação do ambiente tecnológico para adoção de IA em larga escala.

O movimento segue uma tendência crescente entre grandes empresas: segundo a pesquisa de 2024 da consultoria McKinsey, cerca de 72% das organizações globais já exploram alguma forma de IA em seus processos — um salto frente aos 50% de apenas dois anos atrás.

“A adoção da inteligência artificial se tornou um imperativo competitivo. O NIIA é nossa resposta estratégica a esse novo cenário, com foco no desenvolvimento sustentável da tecnologia dentro da companhia”, explica Reis.

Além do uso interno, a companhia pretende estender a IA no seu ecossistema de parceiros de negócios. A partir de agora, a capacidade de oferecer soluções e serviços baseados em IA passará a integrar os critérios de avaliação de fornecedores. A iniciativa reforça o compromisso do grupo com a inovação e estabelece um novo patamar de exigência para parceiros que desejam atuar de forma alinhada à sua estratégia tecnológica.

“O NIIA possui um olhar para contemplar os negócios do GEQ com tecnologias de IA, contudo com um rito de governança institucionalizado com ética, segurança das informações, compliance e entregas que garantam um retorno sobre o investimento e sobre o futuro da organização”, complementa Aleksandro Oliveira, CFO do Grupo Edson Queiroz, diretoria da qual a TI da companhia faz parte.

Assistente virtual e IA generativa

A primeira entrega prática do programa foi a implantação da assistente virtual “Jaque”, baseada em IA generativa. Lançada em dezembro de 2024, ela foi treinada para atender colaboradores com dúvidas sobre políticas e processos internos. Desde então, a ferramenta já realizou mais de 2.300 interações, economizando cerca de 144 h de atendimento humano.

Em 2025, a Jaque passou a atuar também no departamento jurídico, com integração ao sistema Projuris e domínio sobre atos societários da organização. Além da Jaque, o GEQ tem um agente baseado em IA pronto para apoiar a área de auditoria na apuração do cumprimento das metas contratada pelos colaboradores.

Veja também: Executivas do Bradesco falam sobre como acelerar a inovação com IA e a importância da infraestrutura na estratégia digital

“A Jaque é um marco na nossa jornada digital. Ela representa ganho operacional e melhora a experiência do colaborador, com acesso rápido, padronizado e confiável à informação”, reforça Elber.

Para suportar essa transformação, o grupo investiu em uma infraestrutura tecnológica robusta, incluindo a aquisição da plataforma Mulesoft para integrações via APIs, motores de linguagem natural da OpenAI, plataformas para construção de agentes autônomos (como Langflow e N8N), e serviços especializados em nuvem via AWS. Também foi criada uma área dedicada à governança e saneamento de dados, com uso do Power BI como ferramenta de visualização.

Ainda, desde 2024, a empresa está desenvolvendo o sistema de gestão S/4 HANA, da SAP, em um projeto realizado pela Capgemini, multinacional francesa de consultoria, tecnologia e outsourcing. A implementação desse novo ERP traz um ambiente de dados estruturados pronto para impulsionar a adoção de IA para os negócios. Segundo Elber Reis, a iniciativa visa modernizar todas as suas operações, fomentar uma cultura de inovação orientada por dados e agilizar o processo de tomada de decisão.

O GEQ está apostando em investimentos direcionados para projetos de IA e aculturamento dos colaboradores. No ano de 2025 estão previstos mais três projetos de IA dentro do ecossistema da companhia.

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