O Grupo Prosegur, companhia espanhola de segurança privada com forte atuação no Brasil, desenvolveu uma ferramenta própria de inteligência artificial para aprimorar a gestão documental dos contratos de departamentos como jurídico, compras e TI.
Chamada LexIA, a solução foi criada por engenheiros da própria empresa e utiliza tecnologias de processamento de linguagem natural, busca semântica e estruturação de dados.
A ferramenta oferece funcionalidades como a análise de informações e impactos diante de mudanças regulatórias ou do negócio, bem como a gestão de riscos contratuais e recomendações para processos de negociação.
Além disso, compara documentos com contratos padrão e provê respostas automáticas a perguntas gerais ou específicas durante processos administrativos.
Segundo a Prosegur, a LexIA multiplica por quatro a capacidade de análise e reduz drasticamente o tempo necessário para consultas e validações de condições contratuais.
“A LexIA permitirá ampliar as capacidades dos colaboradores, otimizando seu tempo de trabalho e permitindo que se concentrem em tarefas de maior valor agregado”, afirma Miguel Torres Tavara, diretor global de Transformação e CIO do Grupo Prosegur.
Além disso, a solução deve permitir o avanço na construção de um repositório inteligente de documentos atualizado em tempo real.
Segundo o CIO, agentes de inteligência artificial como a LexIA representam um avanço fundamental para agilizar processos, adaptar-se a diferentes contextos e facilitar a tomada de decisões em tempo real.
“A LexIA pode interagir com usuários e sistemas para analisar documentos contratuais complexos, identificar cláusulas-chave, antecipar riscos e propor ações concretas que favoreçam os interesses do negócio”, completa Tavara.
Durante a primeira fase de implementação, a ferramenta prestará suporte para 98 mil colaboradores do Brasil, Argentina, Espanha e Portugal — países onde já está disponível.
Até 2026, a solução deve estar ativa nos 36 países onde a Prosegur atua, alcançando os seus mais de 175 mil funcionários.
Fundada em 1976 e com sede em Madri, a Prosegur é bastante conhecida no Brasil pelos serviços de carro-forte e seus veículos amarelos. Seus serviços abrangem desde vigilância patrimonial e transporte de valores até soluções de segurança cibernética e consultoria especializada.
A empresa teve um faturamento global de € 4,9 bilhões em 2024, aumento de 13,9% em relação ao ano anterior, e está listada nas bolsas de valores espanholas sob o indicador PSG.