Adoção de IA começa pela mudança de mentalidade, defende executivo da Rentcars

Durante o TI Inside Innovation Forum, realizado nesta quinta-feira (28), Marcelo Melo, diretor de produtos e tecnologia da Rentcars, destacou que a adoção de inteligência artificial precisa começar pela mudança de mentalidade dentro das organizações. “O grupo controle começou ganhando do machine learning, hoje, a situação já é outra”, afirmou, referindo-se ao aprendizado coletivo das equipes e ao ganho de maturidade ao longo do tempo.

O executivo comparou a evolução da IA ao surgimento da fotografia digital. “Gosto da frase de que estamos na pior fase da IA”, disse. Para Marcelo, assim como a Kodak resistiu à mudança provocada pela fotografia individual, empresas que ignorarem a transformação atual correm risco de ficar para trás.

Da IA à computação quântica e ao concierge digital

Marcelo ressaltou que a evolução das ferramentas traz a necessidade de desenvolver modelos que sejam lidos não apenas por humanos, mas também por outras IAs. “Estamos entrando em um momento em que os sistemas conversam entre si e isso precisa ser planejado”, explicou.

O executivo também projetou o futuro da tecnologia para os próximos anos. “Daqui a cinco anos, vamos estar em um cenário que nosso dia a dia será muito mais preenchido por agentes de IA”, disse. Para ele, esse avanço precisa vir acompanhado de atenção à segurança, especialmente em setores sensíveis como o financeiro.

Marcelo finalizou destacando que a experiência do consumidor tende a se tornar cada vez mais personalizada e intuitiva. “Cada vez mais teremos um modelo de concierge, que vai te entregar exatamente o que você quer”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!