A solução contratada pelo Grupo Pão de Açúcar é reconhecida por sua capacidade de detecção, prevenção e recuperação frente a ataques de ransomware, trazendo mais resiliência para o ambiente digital da empresa.
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) contratou a Vivo para implementar uma solução contra ransomware, tipo de agente malicioso que sequestra dados por meio de criptografia, em todos os servidores corporativos da varejista. A iniciativa reforça a estratégia digital do GPA, ampliando a segurança dos seus sistemas e contribuindo para elevar a eficiência das operações em um cenário global de ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas.
O pacote contratado inclui proteção aplicada à infraestrutura de TI, segurança da informação, operações de loja e áreas administrativas. Além de fortalecer os mecanismos de defesa digital do GPA, a parceria com a Vivo garante maior estabilidade em sua rede, com conectividade e suporte à jornada de modernização digital do Grupo.
“Reforçar a cibersegurança é parte essencial da nossa estratégia de Digital. Investimos continuamente em soluções que aumentem a resiliência dos nossos sistemas, assegurando a continuidade das operações e a proteção dos dados com os mais altos padrões de segurança”, afirma Rodrigo Poço, diretor executivo de Tecnologia e Digital do GPA.
Um estudo da Halcyon, empresa global de cibersegurança, com sede nos Estados Unidos, mostrou que os ataques de ransomware estabeleceram novos recordes em 2023, com mais de US$ 1 bilhão extorquido e um aumento de 55,5% no volume de ataques em relação ao ano anterior, totalizando pelo menos 4,3 mil casos documentados no mercado norte-americano.
“Com uma parceria que já ultrapassa 15 anos, o GPA e a Vivo vêm colaborando em diversas frentes estratégicas, desde soluções em telecomunicações até iniciativas mais robustas e integradas em TI. Nossa solução mostra como a proteção de servidores corporativos, quando integrada a uma estratégia de cibersegurança mais ampla, pode impedir e reduzir significativamente o risco a ataques avançados”, explica o Marcelo Tanner, diretor de vendas corporate da Vivo Empresas.