O Google Cloud quer ‘invadir’ o setor público e ser a plataforma de IA generativa. No Google Summit, realizado em São Paulo, nesta quarta-feira, 10 de setembro, a empresa anunciou a oferta ‘Gemini for Government’, um conjunto de serviços, ancorado no Agentspace, foi projetado para ajudar agências governamentais em todo o Brasil a acelerar a adoção de IA, aprimorar serviços para cidadãos e melhorar a eficiência operacional.
“Garantimos a soberania de dados e a privacidade dos dados dos clientes”, disse Ricardo Fernandes, diretor geral do Google Cloud no Brasil. O “Gemini for Government” fornece uma plataforma de IA completa que inclui recursos avançados de pesquisa empresarial do Google, ferramentas multimodais para geração de vídeo e imagem e o inovador NotebookLM para pesquisa e análise.
Segundo o Google, os servidores públicos brasileiros poderão criar seus próprios agentes de IA para otimizar os fluxos de trabalho e atender melhor os cidadãos. Com a disponibilidade do Gemini no Google Distributed Cloud, também anunciada no evento, as agências governamentais podem aproveitar todo o poder dos nossos modelos de IA em seus próprios data centers, garantindo a residência e o controle dos dados.
Além disso, a partir de novembro, as organizações poderão armazenar seus dados em repouso e conduzir processamento de aprendizado de máquina no Brasil usando o Gemini 2.5 Flash do Google no Vertex AI. A empresa anunciou ainda o Gemini no Google Distributed Cloud (GDC) air-gapped já está disponível no Brasil, com o Gemini no GDC conectado atualmente em private preview.
A empresa avisa que as organizações em todo o Brasil podem aproveitar todo o poder dos modelos Gemini, mantendo em seus próprios data centers. O GDC é uma solução de nuvem local totalmente gerenciada pelo Google, oferecida em configurações com e sem isolamento físico (air-gap) e conectadas. O Gemini no GDC complementa conjunto de tecnologias integradas que já está disponível no GDC, que inclui Vertex AI, banco de dados como serviço (DBaaS), infraestrutura como serviço (IaaS), controles de segurança de ponta a ponta e muito mais. O Serpro é o primeiro usuário das soluções.
Gerenciar e provisionar agentes de IA em todos os departamentos pode parecer assustador. E aqui, o Google Cloud aposta no Agentspace, que fornece uma plataforma única e segura para criar, gerenciar e adotar agentes de IA em larga escala. Com ele, os funcionários podem encontrar informações de toda a organização, sintetizá-las e entendê-las com a inteligência multimodal da Gemini e agir com base nelas com agentes de IA. Os administradores de TI podem aplicar controles de gerenciamento de identidade e acesso para garantir que o uso de agentes de IA pelos funcionários esteja alinhado com as políticas de segurança e governança de dados da organização.