O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 35 milhões para a Zucchetti, empresa de tecnologia e soluções de gestão, investir em pesquisa e desenvolvimento de softwares voltados para micro e pequenas empresas do varejo. Os recursos serão liberados por meio do Programa Mais Inovação.
O projeto prevê a criação da plataforma ZWeb, um sistema de gestão hospedado em nuvem que oferecerá experiências personalizadas para diferentes segmentos de negócios. A solução utilizará inteligência artificial e análise de grandes volumes de dados para apoiar decisões gerenciais, além de incorporar ferramentas de gamificação, como pontuações e metas mensais para os usuários.
A Zucchetti espera alcançar até 40 mil novos clientes no país e contratar 48 profissionais especializados em P&D.
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a operação se insere na estratégia do governo federal de fortalecer micro e pequenas empresas com acesso a tecnologias avançadas. “A atuação do BNDES está alinhada à política industrial do presidente Lula, para que, com tecnologia de ponta, esses empreendimentos aprimorem suas práticas de gestão e possam expandir suas operações”, afirmou.