O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Serpro ampliaram o contrato entre as empresas para promover uma virada digital no IBGE, com soluções que modernizam a gestão estatística, asseguram a proteção de informações críticas e expandem os canais de atendimento ao cidadão em operações de grande escala, como o Censo.
“O IBGE tem como missão oferecer dados de qualidade que orientam políticas públicas e o desenvolvimento do país. Com essa parceria estratégica, ampliamos nossa capacidade de gestão estatística e modernizamos o atendimento à população, garantindo informação mais acessível, segura e confiável”, afirma o presidente do IBGE, Marcio Pochmann.
“O Serpro tem orgulho de apoiar o IBGE em sua missão estratégica para o Brasil. Essa colaboração traduz o papel das empresas públicas de tecnologia como indutoras da transformação digital do Estado, oferecendo soluções em nuvem, segurança cibernética e inteligência digital para fortalecer a produção e a proteção dos dados nacionais”, destaca Alexandre Amorim, presidente do Serpro.
A parceria entre IBGE e Serpro traduz um movimento estruturante, que alinha tecnologia e missão pública para ampliar a eficiência do Estado. O novo pacote foi concebido para gerar impacto direto em três dimensões centrais da atuação do IBGE: a gestão de dados, a relação com a sociedade e a proteção das informações estratégicas.
Gestão de dados moderna e soberana
O pacote inclui a plataforma Serpro Multicloud, que oferece um ambiente híbrido de computação em nuvem com gestão inteligente e segura. Essa estrutura permitirá hospedar aplicações críticas, de bancos de dados a sistemas de atendimento, em nuvens públicas ou privadas, incluindo a Nuvem de Governo, a oferta de nuvem soberana do Serpro que assegura a soberania digital para serviços e informações críticas para o Estado brasileiro.
Atendimento acessível e multicanal
Outra frente é a modernização da comunicação com a sociedade. A solução contratada integra WhatsApp Business, chatbots SerproBots e a plataforma de colaboração Dialoga, em conjunto com e-mail, telefone e redes sociais. O resultado é uma experiência de atendimento mais ágil e personalizada, essencial para operações de grande porte como o Censo.
Proteção contra ameaças digitais
Na área de segurança, o IBGE contará com o GovShield, tecnologia do Serpro para defesa contra ataques cibernéticos. A solução protege o domínio ibge.gov.br por meio de análise de tráfego, regras personalizadas e monitoramento contínuo, garantindo a integridade das informações e a continuidade dos serviços digitais da Fundação.