As empresas têm o desafio de criar conexões com consumidor e no mercado automotivo ele é ainda maior, porque a frequência de contato é baixa. Para superar essa dificuldade, a Ford Motor Company aposta personalização da jornada do cliente, sustentada pelo uso intensivo de dados e tecnologias embarcadas nos veículos conectados.
“Enquanto um marketplace, que vende de tudo, tem todos os dias um motivo para falar com o cliente, a gente não. No ponto de compra, o próximo contato desse consumidor é depois de um ano, ou de 10 mil ou 12 mil quilômetros. A personalização é fundamental”, explicou o diretor de marketing da Ford, Marcel Bueno, durante o SAS Innovate Tour 2025.
Um exemplo é o uso de notificações pelo celular. “Se o dia está muito quente, posso mandar um push para sugerir ao cliente que ligue o ar-condicionado remotamente antes de entrar no carro. Isso cria uma interação direta, útil e personalizada”, disse.
Em entrevista à Convergência Digital, Bueno ressaltou que “os dados são fundamentais para criar uma jornada com o consumidor, conhecer as suas necessidades, entender o que de fato é importante para ele, porque dessa forma a gente vai criar uma conexão de proximidade e ter uma relação de longa duração, falando individualmente com cada um, baseado na necessidade com a marca Ford”.
A hiperpersonalização tem sido fundamental na jornada do consumidor, desde a prospecção, quando ele ainda é um lead, até a conversão de venda do veículo. “O segmento automotivo tem sempre um desafio, que é a falta de frequência. Quanto mais frequência, mais chance de personalizar, de sugerir coisas novas você tem”, ponderou.
O carro conectado tem sido uma ferramenta de contato, já que a marca pode enviar push de notificações com alertas sobre os veículos. “Olhando para o futuro, a gente vai ter carros cada vez mais conectados. A hiperpersonalização do marketing vem com essas duas vertentes que vão se ligar lá na frente e são fundamentais para conseguir se diferenciar como produto e para a marca criar uma conexão com o cliente, no dia a dia, vai depender muito da jornada personalizada”, ponderou.