Com recursos do BNDES, Zucchetti investe R$ 35 milhões no desenvolvimento de softwares

A Zucchetti, multinacional italiana especializada em sistemas de gestão, vai investir R$ 35 milhões no desenvolvimento de softwares voltados a micro e pequenas empresas do varejo no Brasil. O aporte, viabilizado por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no âmbito do Programa Mais Inovação, faz parte do plano de expansão da companhia.

Com sede brasileira em Mogi Mirim (SP), a empresa pretende alcançar até 40 mil novos clientes no país, além de contratar 48 profissionais qualificados para P&D.

O investimento será direcionado ao desenvolvimento do ZWeb, plataforma que conecta o varejo à indústria e impulsiona a digitalização do setor ao democratizar o acesso a tecnologias emergentes, a exemplo da inteligência artificial. Com foco em automação e conformidade fiscal, a solução foi pensada para apoiar pequenos negócios na transição da informalidade para uma operação estruturada e com potencial de crescimento sustentável.

“É um movimento estratégico, que reforça o compromisso da Zucchetti com a inovação, um de nossos pilares globais. Ao investirmos em pesquisa e desenvolvimento, contribuímos não apenas para oferecer soluções mais inteligentes e acessíveis às micro e pequenas empresas, mas também para fortalecer o ecossistema nacional de tecnologia. Isso evidencia nosso papel de fomentar a transformação digital de forma contínua e gerar impactos positivos para os negócios e para a sociedade”, diz o CEO da Zucchetti, Alessio Mainardi.

Segundo Bernardo Rachadel, diretor de Unidade de Negócio de Varejo e CTO da Zucchetti Brasil, a decisão de investir no desenvolvimento do ZWeb também reflete a experiência internacional da companhia e sua leitura do mercado brasileiro. Ele explica que, enquanto o varejo de proximidade encolheu significativamente na Europa diante do avanço das grandes redes e marketplaces, no Brasil ele segue sendo uma base essencial da economia.

“Temos a vantagem de olhar para o mercado brasileiro com a perspectiva de uma empresa global, que já vivenciou essa transformação digital do varejo na Europa e entende o quanto esse movimento pode ser decisivo. Nosso papel é transformar essa experiência internacional em soluções acessíveis e de alto impacto para os pequenos negócios”, afirma.

Toda a infraestrutura de gestão do ZWeb será hospedada em nuvem, o que garante acesso a tecnologias de ponta sem a necessidade de investimentos complexos em infraestrutura própria. A plataforma utilizará grandes volumes de dados e inteligência artificial para gerar insights estratégicos aos gestores, incorporando ainda elementos de gamificação, como pontuação mensal e definição de metas, para estimular o engajamento e a evolução constante dos negócios.

“Nosso objetivo é democratizar o acesso à inteligência artificial para o micro e pequeno varejo brasileiro, para que ele possa explorar 100% do potencial dessa tecnologia. Com o ZWeb, queremos mostrar que soluções avançadas podem  e devem  estar ao alcance de empresas de todos os portes, ajudando esses negócios a tomarem decisões mais inteligentes, aumentarem sua competitividade e impulsionarem seu crescimento”, ressalta Bernardo Rachadel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!