A Globo Technologies firmou parceria com a Celeti, fornecedora de soluções para provedores de internet, para integrar a Globo CDN aos equipamentos da companhia. O acordo permitirá que pequenos e médios ISPs atuem como Pontos de Presença (PoPs) da Globo.
Com a integração, os servidores locais disponibilizados pela Celeti passam a operar com o software proprietário da Globo, transformando a infraestrutura dos provedores em extensões da rede CDN. O modelo reduz a distância entre conteúdo e usuário final, diminuindo a latência, aumentando a estabilidade e oferecendo uma experiência de consumo superior.
Atualmente, a Globo CDN conta com mais de 300 PoPs e atende cerca de 30 milhões de pessoas. Com o apoio da Celeti, a rede deverá ganhar maior capilaridade, chegando a regiões distantes dos grandes centros e garantindo conectividade de alto desempenho. Para os ISPs, os benefícios vão da redução de custos de tráfego de dados ao fortalecimento da qualidade dos serviços prestados.
Segundo Maurício Felix, diretor executivo de tecnologia da Globo, a iniciativa representa “um passo a mais na missão de levar soluções tecnológicas de ponta desenvolvidas internamente para o mercado”. Ele destaca ainda que a parceria contribui para democratizar o acesso à internet de qualidade e melhorar a experiência dos consumidores dos produtos digitais da Globo e de empresas parceiras.
A colaboração também abre caminho para que os ISPs iniciem sua jornada em edge computing, processando dados localmente em vez de depender de datacenters distantes, o que reduz latência, melhora desempenho de aplicações e aumenta a segurança. A expectativa da Globo Technologies é ampliar a capacidade de sua CDN em 30% até o fim de 2025, reforçando eficiência e alcance na entrega de conteúdo digital.