A Lenovo divulgou nesta sexta-feira, 19, atualizações sobre a 4ª geração de sua Ferramenta de Otimização e Escalabilidade Genômica – GOAST v4.0 . Desde seu lançamento em 2020, o GOAST tem avançado o sequenciamento genômico em setores como farmacêutico, saúde, agricultura e descoberta de medicamentos. A versão mais recente reduz o processamento do genoma para apenas 24 minutos por sequência genômica completa, com um único nó capaz de processar cerca de 22.000 genomas anualmente, quase o triplo da produtividade das versões anteriores. Com cada genoma humano compreendendo cerca de 3 bilhões de pares de bases de DNA , o GOAST v4.0 está literalmente decodificando trilhões de células para impulsionar avanços na ciência e na medicina.
Ao reduzir a análise genômica de dias para minutos, o GOAST v4.0 capacita pesquisadores, médicos e empresas farmacêuticas a acelerar a medicina de precisão, a pesquisa sobre o câncer, a descoberta de medicamentos e os programas nacionais de saúde. Oferecendo desempenho de nível de GPU em CPUs otimizadas a um custo até 50% menor , o GOAST torna a genômica de alto rendimento acessível a instituições de todos os tamanhos por meio do modelo de Computação de Alto Desempenho (HPC) como Serviço (pay as you go) da Lenovo, TruScale.
“O GOAST v4.0 elimina os gargalos da bioinformática ao combinar a expertise em HPC da Lenovo com a inovação genômica”, disse Sumir Bhatia , presidente da Lenovo ISG Ásia-Pacífico . “Com esse salto em desempenho e eficiência, estamos possibilitando descobertas em tempo real que podem salvar vidas e promover a equidade global em saúde.”
Principais avanços com GOAST v4.0
Velocidade: o processamento do genoma foi reduzido de 68–150 horas para apenas 24 minutos, uma melhoria de 375x.
Produtividade: até ~22.000 genomas processados ??por nó anualmente, dando suporte à genômica em escala populacional.
Acessibilidade: desempenho de nível de GPU a um custo significativamente menor.
Acessibilidade: Lenovo TruScale HPC-as-a-Service com pagamento conforme o uso, reduzindo barreiras para laboratórios e agências de saúde pública.
Sustentabilidade: sistemas HPC resfriados a água reduzem o consumo de energia em até 40%.
O GOAST já está em uso em institutos líderes em todo o mundo, incluindo o Conselho de Pesquisa Científica e Industrial – Instituto de Genômica e Biologia Integrativa (CSIR-IGIB ) e a Universidade de Delhi na Índia , BRIN ( Indonésia ) , Novo Genomics ( Arábia Saudita ) e o Biobanco da Tailândia .
Um importante hospital infantil na Austrália está implantando o GOAST para escalar sua pesquisa genômica, enquanto empresas farmacêuticas nas Filipinas estão investindo em computação de alto desempenho, apontando para oportunidades crescentes para o GOAST em novos mercados. Na Índia , várias empresas farmacêuticas estão usando o GOAST para otimizar a pesquisa do câncer, acelerar a descoberta de medicamentos e melhorar os tratamentos, demonstrando seu impacto transformador em todo o ecossistema de saúde.
Além da aceleração genômica, a GOAST também demonstra como a IA e a HPC juntas estão possibilitando inovações posteriores, desde o design de algoritmos mais inteligentes até fluxos de trabalho de bioinformática mais precisos, fortalecendo ainda mais seu papel como uma plataforma para saúde de precisão de última geração.
A vantagem exclusiva da Lenovo está na sua capacidade de reunir especialistas em saúde, cientistas e pesquisadores médicos com engenheiros de hardware e software de HPC, criando plataformas multicamadas como a GOAST, que oferecem velocidade e profundidade científica, todas focadas em resolver os maiores desafios da humanidade.
Como parte da visão Smarter AI for All da Lenovo , o GOAST v4.0 combina o melhor do HPC e da IA ??para acelerar avanços científicos, tornando a pesquisa genômica mais rápida, mais econômica e globalmente acessível.