A Anatel e a Força Aérea Brasileira informaram nesta quarta, 24/9, que uma interferência na frequência de 110,3 MHz tirou do ar o sistema de pouso por instrumentos (ILS), do Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, por nove dias entre 11 e 19 de setembro.
“O problema começou em 11/9, quando o ILS do Aeroporto dos Guararapes foi desativado por conta de uma interferência”, relata a Anatel. Segundo a agência, no domingo 21/9, “uma segunda fonte foi identificada e teve sua potência reduzida até que o espectro ficasse ‘limpo’. Com o sinal desimpedido, o ILS foi religado no mesmo dia, garantindo novamente a segurança das aproximações de precisão”.
Uma estimativa da concessionária aponta que 230 pousos e decolagens são realizados por dia no Aeroporto dos Guararapes – o que seriam 2,5 mil voos nos dias em que o sistema ficou desativado.
Como explica ainda a Anatel, “o Instrument Landing System (ILS) é um sistema eletrônico que guia aeronaves em aproximações e pousos, especialmente em condições de baixa visibilidade. Ele opera com dois feixes de rádio: um para a orientação lateral (alinhamento com a pista) e outro para a orientação vertical (rampa de descida). Qualquer interferência, como a identificada na faixa de 110,3 MHz, pode distorcer esses feixes, elevar o risco de acidentes e obrigar o aeroporto a operar com restrições”.