96% das empresas integraram IA aos processos centrais de negócios, aponta pesquisa

A Cloudera divulgou os resultados de seu mais recente relatório de pesquisa global, “The Evolution of AI: The State of Enterprise AI and Data Architecture”.  Com consulta a mais de 1,5 mil líderes de TI, o relatório examina como a adoção de IA se acelerou, como as arquiteturas de dados empresariais evoluíram e quais novos desafios surgiram em torno da escalabilidade segura da IA em 2025.

A pesquisa evidencia, ainda, que o futuro será impulsionado pela IA, alimentada por todos os dados, independentemente de onde estejam. Dessa forma, o levantamento indica que as organizações precisam ter acesso a 100% de seus dados, em qualquer local ou formato, para governá-los com segurança e extrair insights robustos em tempo real e preditivos, sem compromissos.

De acordo com relatório, 96% dos líderes de TI relataram que a IA está pelo menos parcialmente integrada aos processos centrais de seus negócios. Este número subiu em relação a 2024, quando 88% dos entrevistados disseram já usar IA em suas empresas. Isso indica que a IA passou da fase de experimentação para a plena integração em processos e fluxos de trabalho centrais. E está valendo a pena: 70% dos respondentes disseram ter alcançado sucesso significativo com iniciativas de IA, e apenas 1% ainda não viram resultados.

As empresas estão explorando diversos tipos de IA para alcançar esses resultados, incluindo IA generativa (60%), deep learning (53%) e preditiva (50%). A confiança para diversificar os portfólios de IA também aumentou, com 67% dos líderes de TI se sentindo mais preparados para gerenciar novas formas de IA, especialmente agentes, do que há um ano. Por trás desse sucesso está uma mudança crescente na forma como as empresas abordam os dados. A abordagem híbrida de arquitetura de dados tornou-se a norma, oferecendo às organizações flexibilidade para gerenciar IA entre ambientes de nuvem e on-premises. Quando questionados sobre as maiores vantagens dessa abordagem híbrida, os respondentes citaram segurança (62%), melhor gestão de dados (55%) e melhores análises de dados (54%).

Apesar do progresso, as empresas reconhecem que ainda estão em jornada para maximizar o potencial e o ROI da IA. Embora 24% tenham afirmado que sua cultura agora é extremamente orientada a dados (em comparação a 17% no ano passado), a maioria reconhece que ainda há trabalho a fazer para incorporar o pensamento “data-first” às práticas de negócios. As principais limitações técnicas identificadas nas arquiteturas de dados atuais para suportar cargas de trabalho de IA incluem integração de dados (37%), desempenho de armazenamento (17%) e poder computacional (17%). A acessibilidade dos dados é outro obstáculo: apenas 9% das organizações disseram que todos os seus dados estão disponíveis e utilizáveis para iniciativas de IA, enquanto 38% relataram que a maior parte dos dados é acessível.

“Vivemos um momento decisivo quanto a adoção de IA, tendo em vista 3 fatores críticos para captura da promessa de retorno sobre investimento: a necessidade de se utilizar 100% dos dados, a realidade que estes dados estarão distribuídos em arquiteturas e ambientes muito diversos, e que será necessário um orquestrador. As decisões sobre as melhores tecnologias a adotar, precisarão passar por esses 3 fatores. Na Cloudera, estamos comprometidos em capacitar as organizações a destravarem o valor dos seus dados, transformando-os em insights confiáveis sem abrir mão da flexibilidade, interoperabilidade e segurança”, destaca Rubia Coimbra, Vice-Presidente da Cloudera para a América Latina.

Outros destaques incluem:

  • As empresas estão utilizando a nuvem: ao serem perguntados onde os dados da empresa estão armazenados, 63% dos respondentes disseram nuvem privada, 52% nuvem pública e 42% data warehouse.
  • Integrar IA não está livre de preocupações de segurança: exatamente metade dos respondentes disse que vazamento de dados durante o treinamento de modelos é uma preocupação relacionada à segurança da IA; 48% citaram acesso não autorizado a dados e 43% ferramentas de IA de terceiros não seguras.
  • Apesar dessas preocupações, as organizações se sentem confiantes: quase um quarto (24%) dos respondentes disse estar extremamente confiante na capacidade de sua organização de proteger os dados usados em sistemas de IA, 53% muito confiantes e 19% um pouco confiantes.

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