Elea vence licitação de R$ 2,3 bilhões para construir data center da Petrobras em SP

A Elea Data Centers anuncia hoje que venceu a licitação pública para fornecer um data center para uma das maiores companhias mundiais do segmento de óleo e gás, a Petrobras.

O contrato, de R$ 2,3 bilhões e prazo de 17 anos, prevê a implantação de um data center de alta capacidade, da ordem de 30 megavolt-amperes (MVA), com tecnologia de resfriamento líquido.

O objetivo da planta será hospedar supercomputadores da companhia e processar dados científicos da Petrobras das áreas de exploração, pesquisa e reservatório. O contrato também habilita a Petrobras a usar a infraestrutura para cargas de trabalho de IA.

Ciente do seu compromisso com a transição energética justa, a companhia exigiu, no edital, que a energia fosse oriunda de fontes renováveis, fazendo deste projeto um modelo de sustentabilidade global.

“Desde 2024, nos posicionamos como a primeira plataforma de infraestrutura dedicada à Inteligência Artificial no Brasil e na América Latina, porque acreditamos que essa transformação é essencial para o país. A conquista do contrato com a Petrobras é um marco importante e reforça nosso compromisso de liderar tecnologicamente o setor”, afirma Alessandro Lombardi, Chairman e Fundador da Elea Data Centers.

O projeto da Petrobras será hospedado no campus de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, de propriedade da Elea, uma localização estratégica com ampla infraestrutura de transmissão de energia.

Este projeto reforça a liderança da Elea em infraestrutura digital ambientalmente responsável, uma vez que operará totalmente com energia renovável certificada, adotará resfriamento com reuso total de água e aplicará rígidos padrões de eficiência alinhados às exigências de sustentabilidade da Petrobras. Poucas empresas no mundo executaram plantas sustentáveis, nenhuma, ainda, na América Latina, nesta escala.

A conquista do contrato com a Petrobras ocorre concomitante a outros projetos de larga escala da Elea, a exemplo da Rio AI City, um hub de data centers voltado para a próxima geração de cargas de trabalho em IA e nuvem. Com uma capacidade projetada para até 3,2 GW, a Rio AI City está sendo desenvolvida na região do Parque Olímpico, Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!