Pesquisa: IA se torna aliada-chave no crescimento de novos negócios

Neste 5 de outubro, Dia do Empreendedor, há ainda mais motivos para celebrar: nunca foi tão viável transformar ideias em negócios. Com os avanços da inteligência artificial (IA), qualquer pessoa com um smartphone pode iniciar um empreendimento sem precisar de equipamentos caros ou formação técnica. Ferramentas baseadas em IA estão ajudando a transformar atividades paralelas em negócios prósperos, tornando o empreendedorismo mais acessível e inclusivo do que nunca.

De acordo com uma pesquisa realizada com 720 usuários da ferramenta de edição de imagens com IA, Photoroom, nos Estados Unidos e Reino Unido, a IA centrada no ser humano está possibilitando que donos de pequenas empresas e freelancers alcancem a independência financeira.

Hoje, nos EUA, 99,9% das empresas são pequenas, e no Reino Unido, 99,05%. A Geração Z, em particular, está remodelando o futuro do trabalho: 93% dos jovens dessa geração demonstram interesse em empreender e 75% planejam abrir seus próprios negócios.

“A IA está transformando o cenário para novos empreendedores, reduzindo e transformando o obstáculo financeiro e capacitando pessoas comuns a criar e gerenciar seus negócios”, afirma Matthieu Rouif, CEO e co-fundador da Photoroom.

Democratização da tecnologia

A ascensão da IA está revolucionando o cenário empresarial, tornando-se essencial para pequenas empresas e atividades secundárias. Ferramentas que antes eram exclusivas de grandes corporações agora estão disponíveis para qualquer pessoa, democratizando o acesso a tecnologias avançadas.

Segundo a pesquisa, 33% dos empreendedores usam o ChatGPT para gerar ideias de campanhas, enquanto 87% dos usuários da Photoroom utilizam a plataforma para criar fotos de produtos com qualidade profissional. Outras ferramentas populares incluem CapCut, Mailchimp e Mojo, que auxiliam na criação de vídeos, automação de marketing por e-mail e aprimoramento de conteúdo para redes sociais.

As pequenas empresas que adotam essas ferramentas de IA relatam uma melhoria significativa em produtividade, economia de tempo e aumento nas vendas. De acordo com a Câmara de Comércio dos EUA, uma em cada quatro pequenas empresas que adotaram IA observou melhorias no desempenho de marketing e comunicação, além de um aumento considerável nos lucros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!