No próximo dia 21 de outubro, a Red Hat realiza o Red Hat Summit: Connect São Paulo, principal evento de tecnologia open source da América Latina. Com o tema “Unlock What’s Next”, o encontro reúne líderes e especialistas para mostrar, na prática, como o open source está redefinindo a adoção da IA nas empresas, destacando a importância da nuvem híbrida e da inferência para um avanço estratégico e bem-sucedido dessa tecnologia.
O encontro acontece em um momento de euforia, mas também de frustração das empresas em relação à IA. Segundo estudo do MIT, 95% das organizações ainda não obtêm retorno real sobre investimentos na tecnologia. Levantamento da Harvard Business Review, patrocinado pela Red Hat, mostra que a ausência de uma estratégia clara (45%), a falta de talentos (42%) e a desorganização interna (39%) estão entre os principais entraves para que a IA seja adotada em escala.
“Estamos em um ponto de inflexão onde as empresas parecem estar correndo atrás de algo que não têm clareza”, afirma Sandra Vaz, country manager para o Brasil na Red Hat. “No Red Hat Summit: Connect vamos debater a importância de afastar o FOMO AI, o medo de ficar de fora, para se concentrar efetivamente em uma estratégia inteligente de implementação. Uma jornada que pode ser mais simples e eficaz com o open source”, complementa a executiva
Inferência e agentes de IA
A edição 2025 do evento terá como foco a inferência em IA, fase operacional da inteligência artificial, quando o modelo aplica o que aprendeu a situações da vida real. Essa etapa é essencial para calibrar modelos, gerar decisões ágeis e aumentar a precisão em setores críticos, como saúde e finanças. Além disso, está diretamente ligada ao avanço da chamada Agentic AI, agentes de inteligência artificial capazes de executar tarefas de forma autônoma, que estarão presentes em mais de um terço dos aplicativos corporativos até 2028, de acordo com o Gartner.
É nesse cenário de desafios e oportunidades que a Red Hat aposta em soluções baseadas em código aberto para acelerar a inovação. “Acreditamos na construção de um futuro generativo que impulsione os negócios e também agregue valor à cultura das organizações por meio do diálogo e do compartilhamento de conhecimento”, afirma Sandra.
A empresa investe em soluções como o Red Hat AI, que traz recursos de IA generativa e preditiva, juntamente com suporte a MLOps, para criar soluções de IA flexíveis e confiáveis em escala em ambientes de nuvem híbrida. A plataforma inclui ferramentas, como o Red Hat AI Inference Server e o Red Hat OpenShift AI, para treinamento e inferência de modelos, o que proporciona mais eficiência, uma experiência simplificada e flexibilidade.
Governança de dados e soberania
Outro tema em destaque será a soberania digital. Previsões do Gartner apontam que até 2027, 70% das empresas que adotarem inteligência artificial vão considerar a soberania digital como um critério-chave na escolha de serviços de IA na nuvem. Isso significa a necessidade cada vez mais urgente de ter controle real sobre os dados, a infraestrutura e as decisões críticas, em um ambiente global cada vez mais incerto.
A Red Hat capacita as organizações a alcançar resiliência, autonomia e controle por meio de soluções flexíveis de nuvem híbrida, um ecossistema global e opções flexíveis de implantação, protegendo dados e infraestrutura críticos, ao mesmo tempo em que garante a continuidade dos negócios para a soberania digital de longo prazo.
“No Red Hat Summit: Connect 2025, vamos nos aprofundar em como a natureza híbrida e aberta da IA não é apenas uma visão, mas uma realidade essencial para construir soluções mais eficientes, seguras e escaláveis em qualquer ambiente, do data center à nuvem e à edge”, afirma Thiago Araki, diretor sênior de tecnologia para a América Latina na Red Hat.
IA na Prática
Toda a teoria será trazida à realidade no painel “Aplicando a IA na prática”, que contará com apresentação de Carlos Piazza, futurista regenerativo, darwinista digital, professor e autor. Casos de sucesso de clientes e parceiros também estarão no centro do palco para mostrar as boas práticas que já levaram algumas empresas a encontrar o equilíbrio nesta jornada rumo à IA. O evento contará ainda com sessões interativas e oportunidades de networking qualificado.
O Red Hat Summit: Connect 2025 acontece em São Paulo, no dia 21 de outubro, no Teatro Santander. O evento é gratuito, mas está sujeito a disponibilidade de lugares.
Para participar, basta inscrever-se no site do evento.