A Visa, gigante americana de serviços financeiros, contratou a Thoughtworks, consultoria global de tecnologia, para redesenhar a plataforma Vai de Visa, do programa de benefícios para portadores de cartões da bandeira.
Com o segmento de viagens ganhando protagonismo no mercado de meios de pagamento, a Visa identificou a oportunidade de fortalecer ainda mais sua presença nesse território.
O projeto buscava reforçar o posicionamento da marca como referência em viagens e, paralelamente, criar uma experiência direct-to-consumer (D2C) diferenciada, com foco nos benefícios, como forma de aumentar a satisfação dos consumidores finais.
Para atingir esses objetivos, a Thoughtworks definiu um novo modelo de experiência do cliente aplicando uma metodologia voltada ao design e à inovação para estruturar o desafio e priorizar jornadas que seriam redesenhadas.
O projeto também envolveu a criação de um plano estratégico de produto, com entregas organizadas para facilitar a atuação da equipe de desenvolvimento da Visa.
“Com uma abordagem ágil e colaborativa, conseguimos criar uma jornada moderna e intuitiva, alinhada às melhores práticas do mercado e às expectativas de um público exigente”, afirma Viviana Tobar, vice-presidente de mercados, banking, financial services and insurance da Thoughtworks Latam.
Segundo a empresa, o resultado foi o lançamento de uma nova experiência digital, com uma interface completamente redesenhada e usabilidade aprimorada. Com base nas preferências dos usuários, o novo Vai de Visa oferece uma navegação mais personalizada e fluida.
“A parceria com a Thoughtworks foi importante para transformar um desafio estratégico em uma solução concreta, colocando o cliente no centro de tudo. O novo Vai de Visa representa um avanço importante na forma como nos conectamos com nossos usuários, oferecendo uma navegação mais intuitiva, relevante e alinhada ao nosso posicionamento no universo de viagens”, destaca Mariana Dinis, diretora executiva de marketing da Visa.
A Visa atua em mais de 200 países e territórios e reúne 4,6 bilhões de cartões em todo o mundo, com 233,8 bilhões de transações por ano e mais de 150 milhões de estabelecimentos que usam seus serviços.
Com origem nos Estados Unidos, a ThoughtWorks chegou ao Brasil em 2010, abrindo uma operação no Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS em Porto Alegre. Depois foram agregados São Paulo, Recife e Belo Horizonte.
Ainda em junho de 2022, a companhia comprou a Handmade Design, uma consultoria paulistana de design estratégico na época com 50 funcionários.
No mundo todo, a ThoughtWorks reúne 10 mil funcionários distribuídos entre 47 escritórios em 18 países.