Como é que faz para vender IA?

Todo mundo fala em inteligência artificial o tempo todo, mas os  provedores de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) tem um cenário desafiador para emplacar vendas reais nos seus clientes.

É o que aponta um relatório da McKinsey, uma das maiores consultorias empresariais do mundo, para quem os problemas são principalmente três: poucos benefícios mensuráveis, falta de previsibilidade no preço e dificuldades para escalar o uso.

Vamos por partes. Sobre o problema das economias reais, a McKinsey aponta que apenas 30% das empresas de software atualmente oferecendo IA publicaram resultados concretos e mensuráveis obtidos por clientes reais.

Por mais que se fale em “liberar os profissionais para tarefas estratégicas”, a McKinsey prefere não enrolar. Na vida real, os resultados concretos esperados são reduzir o pessoal, e, pelo que parece, isso ainda não está acontecendo de maneira consistente.

A consultoria cita um executivo de RH de uma empresa da lista Fortune 100, que afirma que “todos esses copilotos deveriam tornar o trabalho mais eficiente com menos pessoas, mas meus líderes de negócios também dizem que ainda não conseguem reduzir o número de funcionários”.

Parte do problema parece ser escalar o uso da adoção após o lançamento. O relatório atribui isso à falta de investimento em gestão de mudanças.

A McKinsey afirma que, para cada US$ 1 gasto no desenvolvimento de modelos de IA, as empresas deveriam investir US$ 3 em treinamento de usuários e monitoramento de desempenho.

Um outro problema para calcular retorno de investimento é saber quanto será investido. Segundo a McKinsey, um problema é a “ausência de um modelo de preços previsível”, o que faz com que os clientes tenham dificuldade em estimar como seus custos de IA crescerão com o aumento do uso.

O problema é causado por estruturas de cobrança “complexas e pouco transparentes”, o que não é exatamente um problema novo na área de tecnologia, mas está sendo turbinado pela IA.

Pelas contas da consultoria, habilitar toda a estrutura de atendimento ao cliente de uma empresa típica pode gerar um aumento de 60% a 80% nos preços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!