A HPE Brasil está usando inteligência artificial para prever quando vai fechar vendas cuja negociação ainda está em curso, ou, para usar o jargão da área, fazer o seu “forecast comercial”.
O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Performa IT, uma revenda da HPE, e analisa padrões históricos e comportamentais oriundos de uma base de três anos de negócios registrados no sistema de gestão de relacionamento com clientes da Salesforce.
Como não poderia deixar de ser, o projeto usou infraestrutura da própria HPE, incluindo plataformas de dados inteligentes como HPE Ezmeral Data Fabric e Alletra MP Storage, e modelos escaláveis via HPE GreenLake.
A meta era indicar a probabilidade de fechamento de cada oportunidade comercial. e o resultado surpreendeu os próprios profissionais da multinacional, com um nível de acerto de 85% das previsões
Em dois casos, a IA previu o fechamento de negócios que os próprios vendedores consideravam improváveis.
“O grande diferencial desse case é que ele mostra a inovação aplicada de forma prática e mensurável. A solução ajuda empresas a prever demanda, entender comportamento de clientes, otimizar operações e tomar decisões estratégicas em tempo real”, afirma Ricardo Emmerich, presidente da HPE Brasil.
O próximo passo é escalar o que até agora é uma prova de conceito, evoluindo para uma solução contínua, integrada nativamente aos sistemas da HPE, com atualizações automáticas baseadas em dados mais recentes e feedback do próprio time comercial, em diferentes unidades de negócio e até em outros países.
“Em vez de depender apenas de feeling ou planilhas manuais, a equipe agora tem uma camada de inteligência que sinaliza a probabilidade real de uma previsão estar correta ou não. Isso muda o jogo: melhora o forecast, evita surpresas no fechamento do trimestre e permite ações mais proativas da liderança comercial. A IA não substitui o vendedor — ela potencializa o seu foco”, explica André Paganuchi, CTO da Performa IT.
Pelo que parece, Performa IT e HPE Brasil tem também a intenção de vender projetos do tipo no mercado. Na divulgação, as empresas falam em uma “co-criação” dentro de uma “colaboração estratégica”.
O case foi inclusive apresentado durante o Gartner CIO & IT Executive 2025, um dos grandes eventos do calendário de tecnologia do ano no país e um ponto de encontro de potenciais compradores.