Falta de dinheiro afasta 23% das empresas da computação em nuvem

A pesquisa Panorama Cloud nas empresas brasileiras, realizada pela TOTVS, em parceria com a H2R Insights & Trends, apurou que 77% das empresas presentes no Universo TOTVS 2025 já utilizam serviços de cloud em suas operações. Mas o estudo também apontou que 23% de empresas brasileiras assumem que ainda não utilizam computação em nuvem nos seus negócios.

A capacidade de investimento (54%) aparece como o principal obstáculo à tecnologia. Também aparecem como barreira ao uso de cloud, a falta de apoio da gestão (31%) e a preocupação com a segurança (29%), apontando para a necessidade de maior alinhamento interno e de mais informações para mitigar percepções de risco.

O levantamento mostra que a demanda por serviços de nuvem no Brasil é diversificada, refletindo a complexidade das necessidades corporativas. A abordagem SaaS (Software como Serviço) aparece com 59%, IaaS (Infraestrutura como Serviço), com 57%, e PaaS (Plataforma como Serviço), com 37%. Essa combinação revela que as empresas buscam, ao mesmo tempo, otimizar processos com ferramentas especializadas e prontas para uso e, ao mesmo tempo, manter a flexibilidade para desenvolver ou escalar infraestruturas conforme suas necessidades específicas.

Entre os principais motivos que impulsionam as empresas a adotarem a nuvem, segurança e compliance lideram, com 54% das menções, estabelecendo a base de confiança para outras iniciativas. Em seguida, vêm escalabilidade (45%), que permite que a infraestrutura esteja preparada para acompanhar o crescimento dos negócios, e inovação e agilidade (37%), fatores cada vez mais decisivos em um cenário de constante transformação. O estudo, que ouviu 391 profissionais de TI, oferece um retrato detalhado sobre a maturidade, os desafios e as oportunidades da computação em nuvem no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Obrigado por escolher a Melhor!

Escolha a cidade que deseja atendimento!