A inadimplência e a análise de perfis de novos clientes são desafios comuns aos pequenos provedores de internet representados pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint). Apesar desse cenário, ferramentas de análise e recuperação de crédito não estavam ao alcance de todos os empresários. A situação muda com o anúncio da parceria entre a Abrint e a Serasa Experian, empresa referência em soluções de dados, durante a Abrint Nordeste 2025, que começou ontem (27) e terminou hoje (28) em Fortaleza (CE).
“O nível de inadimplência é altíssimo e requer ferramentas tecnológicas focadas em informação e análise de dados para uma gestão eficiente de novos clientes. Essa parceria é um marco e uma conquista da Abrint para um setor que não tinha acesso às soluções do mercado devido ao alto custo”, comemora o diretor-presidente da Abrint, Breno Vale.
Segundo o mais recente levantamento da Serasa, o Brasil atingiu um recorde histórico: 77 milhões de pessoas possuem dívidas registradas em seu CPF. Entre os clientes dos provedores regionais, o índice também é relevante e exige um gerenciamento cuidadoso da base de prospecção.
“A estimativa é de que o nível de inadimplência entre os clientes dos pequenos provedores esteja entre 30% e 40%. Ter acesso a uma base de dados atualizada é estratégico não apenas para ampliar a base de clientes, mas para gerar negócios de qualidade”, explica o diretor de Projetos da Abrint, Pablo Cotta.
A parceria prevê o acesso a uma base de consulta nacional e constantemente atualizada, beneficiando provedores em todas as regiões. As consultas permitem avaliar o perfil do potencial cliente e os tipos de dívidas que ele possui. “A simples negativação pode não ser a única referência de avaliação. Em muitos casos, a dívida não está relacionada a serviços básicos, como a contratação de um provedor de internet”, pondera Cotta.
Embora a parceria contemple todo o setor, os associados da Abrint terão condições diferenciadas, com custos muito abaixo dos praticados pelo mercado. “Democratizar esse acesso contribui para a rentabilidade das empresas e aumenta a eficiência na recuperação de valores devidos, além de qualificar a base de clientes. Celebramos mais uma conquista para nossos associados”, conclui Breno Vale.


